SÃO LUÍS – Com base na ideia de que a maioria dos acidentes sofridos por idosos acontece em casa, e de que a organização dos medicamentos utilizados pelos mesmos precisa ser otimizada, a turma do curso de Cuidador de Idoso desenvolveu seu Projeto Integrador na sexta-feira, 31 de março, no auditório do Senac em São Luís. Através de relatos, experiências próprias e visitas ao Asilo de Mendicidade, as alunas constataram a importância de buscarem soluções viáveis e práticas para as questões do uso seguro de medicamentos e de medidas preventivas para evitar acidentes no momento do banho paras pessoas da terceira idade. Diante disso, desenvolveram dois produtos:
1- Caixa organizadora de medicamentos: com divisórias internas que permitem ao idoso e/ou seu cuidador controlar de forma eficiente a ingestão de remédios. As caixas fazem uso da linguagem em braile (presente nas embalagens dos próprios medicamentos), para que pessoas com baixa ou sem nenhuma visão possam fazer a leitura correta;
2- Tapete de tampas de garrafas pet: que evitam acidentes, quedas e escorregões no momento do banho, pois são aderentes aos diversos tipos de piso.
“Utilizando materiais de baixo custo e totalmente acessíveis a qualquer pessoa, as alunas usaram a visão sustentável para propor soluções aos problemas. Trabalhando em equipe e com caráter empreendedor, o trabalho foi realizado com sucesso, sendo a entrega dos materiais confeccionados realizada no local em que a proposta surgiu: o Asilo de Mendicidade de São Luís”, disse o instrutor Wesley Roberto.