Programa Senac de Gratuidade – PSG
Regulamento
O PSG conta com diretrizes próprias que disciplinam da oferta de vagas ao monitoramento da qualidade dos cursos desenvolvidos.
Metodologia de Cálculo
Para cumprir o compromisso de aplicar 66,67% de sua receita líquida de contribuições em gratuidade, o Senac utiliza uma metodologia de cálculo simples e objetiva
Com objetivo de ampliar o acesso gratuito à educação profissional e tecnológica aos cidadãos brasileiros por meio da oferta de vagas em cursos diversificados de Formação Inicial e Continuada e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, o Senac comprometeu-se a alocar, a partir de 2009, parte de seus recursos líquidos, advindos da contribuição compulsória, evoluindo anualmente até chegar a 2014 com o comprometimento de 66,67%, na seguinte projeção: 2009 (20%); 2010 (25%); 2011 (35%); 2012 (45%); 2013 (55%) e 2014 (66,67%).
Em todo território nacional, os 27 Departamentos Regionais do Senac, sob a coordenação do Departamento Nacional, juntos, ampliaram o compromisso com a inclusão social e superaram as metas estabelecidas na aplicação dos recursos.
O Programa Senac de Gratuidade (PSG) é mais do que a oferta de cursos gratuitos. É uma ação de inclusão social que vem transformando a vida de milhares de pessoas, oferecendo oportunidades de um futuro melhor para todos.
Os alunos do Programa Senac de Gratuidade recebem material didático gratuito. No Maranhão, o Programa já beneficiou milhares de pessoas em diversos municípios do estado como São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal, Santa Inês, Balsas, Timon, Codó, e Açailândia. Para este ano temos previsto a oferta de 13.390 vagas em diversos cursos de Qualificação Profissional e Cursos Técnicos de Nível Médio distribuído nas Unidades de Ensino do SENAC.