A turma de Costureiro, realizada por meio do Programa de Inclusão Social do Senac e voltada para as mulheres do Projeto Movimento Ninho, elaborou um desfile de moda com peças produzidas durante o curso para encerrar as atividades da qualificação. No evento, as alunas receberam certificado do Senac e acompanharam a palestra motivacional “Só Depende de Mim”. O evento se tornou, dessa forma, uma oportunidade para refletir e avaliar o próprio curso.
A instrutora contratada para ministrar uma das disciplinas do curso, Chirlene Rodovalho, compreendeu a proposta de inclusão a partir do momento que observou o trabalho das alunas ser realizado com a habilidade necessária para a profissão. “Não é fácil deixar as tarefas diárias e se dedicar a um curso, mas elas conseguiram. Essa palestra de hoje é para que elas se permitam a novas conquistas”, explicou.
Projeto Movimento Ninho
Criado em 1987, este projeto oferece casa de apoio para a assistência a mulheres marginalizadas, envolvidas com a prostituição, e a adolescentes grávidas com ações de educação, qualificação profissional e enfrentamento das situações de violência. A intenção do Senac de proporcionar inclusão social de pessoas com a proposta do projeto Movimento Ninho gerou a turma que, agora, tem a possibilidade de geração de renda por meio da atividade da costura.

