CAXIAS – A tecnologia tornou-se um recurso didático-pedagógico no contexto educativo, permitindo transformações eficazes na maneira de como se estabelece a prática do ensino. Logo, visando o aprimoramento do corpo docente, o Senac em Caxias promoveu a terceira edição da formação para docentes “Um Olhar Sobre a Prática Pedagógica”, com o tema “Educação 4.0: transformando a aprendizagem através das tecnologias”.
O encontro possibilitou aos professores o conhecimento de novas tecnologias, complementando o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Para o supervisor educacional da unidade, Valdmilson Milhomem, este é um momento de aquisição de novos conhecimentos. “Os instrutores devem enfrentar esse cenário como uma ampla oportunidade de mudança do processo de ensino, não unicamente com o uso da tecnologia, mas também na promoção de ações inovadoras, adotando o conceito do ‘aprender fazendo’”, ressaltou.
Foram apresentados recursos tecnológicos e ferramentas digitais que podem proporcionar mais interação, ludicidade e o fazer coletivo em sala de aula. A gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bomfim, destaca a importância do evento e da utilização de novas tecnologias no processo de ensino. “A inclusão dos instrumentos tecnológicos provocará mudanças eficazes na maneira como se institui a dinâmica do processo de ensino-aprendizagem. Assim, a Educação 4.0 passa a ser um recurso didático-pedagógico no contexto educacional. O evento ‘Um Olhar Sobre a Prática Pedagógica’ visa preparar os educadores para a adoção das tecnologias em sala de aula, para o desenvolvimento de competências na apropriação desta habilidade de forma mais interativa”, afirma a gerente.