Na sexta feira, 14, aconteceu no Espaço Gourmet do Senac em São Luís, a Mostra de Treinamento do competidor Igor Henrique Santos Barros, que representará o Senac no Maranhão nas Competições Senac de Educação Profissional, por meio da ocupação “Cozinha”. O evento acontece de 05 a 08 de novembro na cidade de Blumenau, em Santa Catarina,.
Na ocasião, o competidor apresentou os pratos que serão preparados na competição: salmão recheado com ricota, acompanhado de arroz negro, e a sobremesa Bread and Butter Pudding, em português, pudim de pão e manteiga. Durante a apresentação do aluno, estiveram presentes o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, a diretora de Educação Profissional, Daniela Nogueira, a assessora de Programas Especiais, Maria Leuda Lima, a coordenadora do Restaurante Escola, Terezinha Smith, e as gerentes da Unidade Móvel e da Unidade de Educação a Distância, Jesus Pereira, e Flory Gomes, respectivamente.
Igor Henrique falou um pouco sobre suas expectativas para a competição, frisando a longa jornada com o chefe de cozinha e instrutor, Júnior Lisboa. “Estamos sempre tentando aperfeiçoar os pratos, mas infelizmente acabam acontecendo algumas falhas, por isso continuamos trabalhando para que essas falhas não aconteçam no dia da competição”, disse. “É um orgulho muito grande representar o Maranhão, porque vou estar representando meu estado dentro da categoria que mais gosto, a gastronomia, sou apaixonado por essa área’’, completou.
“O Henrique conseguiu ficar em primeiro lugar na etapa regional, de um total de sete candidatos, tudo isso com determinação e esforço. Agora ele está tentando a etapa nacional, utilizando das mesmas estratégias, que é focar no trabalho, com destreza e agilidade, no que diz respeito a essa ocupação. Ele é um rapaz muito dedicado, interessado e através dessa força de vontade chegou até aqui, a gente acredita que ele vai trazer uma medalha”, declarou o chefe de cozinha e instrutor do Restaurante Escola, Júnior Lisboa.
A mãe do competidor, Fátima Santos, destacou a responsabilidade do jovem como característica principal. “Digo muito pra ele: ‘Meu filho, o primeiro lugar é o máximo, mas só o fato de você estar participando, já é tudo!’”, declarou..