ITAPECURU – No auditório da Prefeitura Municipal, alunos da Carreta-Escola de Informática do Senac participaram do Projeto Integrador do curso de Operador de Computador. Na oportunidade, puderam aprender como gerenciar a carreira profissional de forma mais eficaz.
O foco principal do evento, que teve a participação da secretária de Assistência Social do município, Tereza Lauand, e do professor da Carreta-Escola, Hugo Pacheco, foi a construção de currículos que atendam às exigências do mercado e envolvam habilidades, conhecimentos, atitudes e valores trabalhados ao longo do curso.
O objetivo do projeto, além de preparar os alunos para a inserção no mercado de trabalho, foi de gerar uma reflexão sobre a importância da elaboração do currículo, como esclarece a supervisora educacional da Unidade Móvel, Nathallia Matos. “Cada turma ficou responsável por pesquisar itens presentes no currículo e a partir dos itens selecionados, montar um folder explicativo. Como forma de dar a sociedade um retorno das atividades desenvolvidas, os alunos ‘adotaram’ jovens que se preparam para ingressar no mercado de trabalho (alunos cursando a 3ª série do ensino médio), para auxiliar na construção do currículo e em informações referentes à apresentação profissional e marketing pessoal”, concluiu.
Segundo instrutor da turma, Hugo Pacheco, o projeto possibilitou que os alunos realizassem pesquisas e visitas técnicas em lan houses e estabelecimentos comerciais da cidade, no intuito de conhecer os principais modelos de currículos elaborados e recebidos, para assim dar prosseguimento às atividades. “Montamos um passo a passo de um currículo padrão, baseado em que tipo de currículos as empresas mais aceitam, e em seguida, os alunos montaram o folder explicativo e distribuíram a alguns jovens que estão próximo de ingressar no mercado de trabalho”, reforçou. Ao todo, foram distribuídas 80 unidades do folder a turmas do 3º ano convidadas para participar da apresentação final do projeto, representantes da Secretaria de Educação e Secretaria de Assistência Social.