No momento, você está visualizando Senac em Caxias promove primeiro encontro sobre prática pedagógica do ano

As mudanças que vem ocorrendo no mundo do trabalho exigem do profissional conhecimentos que vão além do saber técnico e do que é específico de sua área de atuação. Por isso, o principal DSCN6415objetivo de uma instituição de educação profissional é preparar pessoas para a vida produtiva, através do desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma ocupação. Neste contexto, o “I Olhar Sobre a Prática Pedagógica” do Senac em Caxias deste ano, teve como tema a Construção e Atualização de Itinerário Formativo, com o objetivo de elaborar Itinerários Formativos em diversos segmentos que assegurem uma oferta de programações compatíveis com o mundo do trabalho e as expectativas do trabalhador.

A turma foi dividida em grupos de acordo com cada eixo de atuação, onde foram distribuídos os cartazes com a programação de cursos 2017 do Senac em Caxias, de modo que cada grupo elaborasse um Itinerário Formativo. Logo após a montagem do Itinerário Formativo, foi solicitado que cada grupo escolhesse um representante para que o mesmo apresentasse o trabalho aos demais participantes.

“Sempre dinâmico e criativo, esse encontro desperta em nós motivação e entusiasmo que são fundamentais para o desenvolvimento de competências dos nossos alunos. Este, em especial, nos despertou para a importância do Itinerário Formativo como uma ferramenta eficiente de direcionamento para a área em que o profissional deseja atuar e quais são os possíveis passos a serem seguidos para crescer profissionalmente, sempre incentivando a busca incessante da aprendizagem significativa de nossos alunos”, ressaltou a instrutora Yara Lys Carvalho.

DSCN6419Para o professor Leonardo Ferreira, o projeto é um momento em que todos os instrutores da unidade podem refletir de forma crítica e colocar em pauta inúmeras saídas para as questões relativas ao trabalho docente, sua identidade e as necessidades dos alunos e da sociedade. “Nossos alunos às vezes vendo tantas opções podem se perguntar: ‘Qual caminho a seguir?’ E nós como mediadores do conhecimento podemos demonstrar o mapa com caminhos que o ajudem a realizar seus sonhos em relação à formação profissional”, ressaltou.

“O princípio da continuidade é próprio do currículo. Ele significa que a estruturação dos sistemas de ensino e a programação das atividades educacionais devem garantir o progressivo avanço do aluno no seu processo de aprendizagem e escolarização, evitando interrupções e repetições de conteúdos e de experiências. Significa também permitir que não existam divisões que impeçam o educando de dar continuidade a seus estudos a cada etapa vencida”, enfatizou a supervisora educacional da unidade, Ângela de Melo Santos.

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