As mudanças que vem ocorrendo no mundo do trabalho exigem do profissional conhecimentos que vão além do saber técnico e do que é específico de sua área de atuação. Por isso, o principal objetivo de uma instituição de educação profissional é preparar pessoas para a vida produtiva, através do desenvolvimento de competências necessárias ao exercício de uma ocupação. Neste contexto, o “I Olhar Sobre a Prática Pedagógica” do Senac em Caxias deste ano, teve como tema a Construção e Atualização de Itinerário Formativo, com o objetivo de elaborar Itinerários Formativos em diversos segmentos que assegurem uma oferta de programações compatíveis com o mundo do trabalho e as expectativas do trabalhador.
A turma foi dividida em grupos de acordo com cada eixo de atuação, onde foram distribuídos os cartazes com a programação de cursos 2017 do Senac em Caxias, de modo que cada grupo elaborasse um Itinerário Formativo. Logo após a montagem do Itinerário Formativo, foi solicitado que cada grupo escolhesse um representante para que o mesmo apresentasse o trabalho aos demais participantes.
“Sempre dinâmico e criativo, esse encontro desperta em nós motivação e entusiasmo que são fundamentais para o desenvolvimento de competências dos nossos alunos. Este, em especial, nos despertou para a importância do Itinerário Formativo como uma ferramenta eficiente de direcionamento para a área em que o profissional deseja atuar e quais são os possíveis passos a serem seguidos para crescer profissionalmente, sempre incentivando a busca incessante da aprendizagem significativa de nossos alunos”, ressaltou a instrutora Yara Lys Carvalho.
Para o professor Leonardo Ferreira, o projeto é um momento em que todos os instrutores da unidade podem refletir de forma crítica e colocar em pauta inúmeras saídas para as questões relativas ao trabalho docente, sua identidade e as necessidades dos alunos e da sociedade. “Nossos alunos às vezes vendo tantas opções podem se perguntar: ‘Qual caminho a seguir?’ E nós como mediadores do conhecimento podemos demonstrar o mapa com caminhos que o ajudem a realizar seus sonhos em relação à formação profissional”, ressaltou.
“O princípio da continuidade é próprio do currículo. Ele significa que a estruturação dos sistemas de ensino e a programação das atividades educacionais devem garantir o progressivo avanço do aluno no seu processo de aprendizagem e escolarização, evitando interrupções e repetições de conteúdos e de experiências. Significa também permitir que não existam divisões que impeçam o educando de dar continuidade a seus estudos a cada etapa vencida”, enfatizou a supervisora educacional da unidade, Ângela de Melo Santos.