O Programa de Inclusão Social Senac Faz Sua Parte é voltado para o público de baixa renda, oferecendo cursos de forma gratuita para aprimorar habilidades e contribuir na formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho. O Senac realiza parcerias com instituições com o objetivo de chegar às comunidades carentes e cumprir o papel do programa. O gerente do Senac em Bacabal, Josiane Fontenele, realizou uma reunião com líderes de diferentes associações, resultando em parcerias e geração de demanda para as vagas ofertadas pelo programa.
O objetivo da reunião foi informar sobre o funcionamento do Programa para as novas entidades participantes, fazer uma avaliação das atividades realizadas em 2015, assinar termos de cooperação, entregar fichas de inscrições e definir as datas de início das turmas.
Dentre as instituições que participaram, estiveram presentes a Associação Pestalozzi, a Associação de Moradores do Parque Almiro Paiva, a União de Moradores do Bairro da Areia, a União de Moradores da Vila Madre Rosa, o Projeto Social Beata Madre Rosa, o Movimento Ninho, a Central das Entidades de Bacabal, o Clube de Mães de Bacabal e a Paróquia Sant’Ana: Comunidade São Raimundo. Todas em busca de melhorias e oportunidades profissionais para os seus representados.
O representante da Paróquia Sant’Ana: Comunidade São Raimundo, Heleomar Rodrigues, ratificou a importância de programas como este para a formação da população. “É a primeira vez que a nossa comunidade irá participar e estamos obtendo uma boa procura na comunidade pelos cursos, todos estão querendo informações, as famílias da nossa comunidade não são diferentes das de outros bairros, também carentes de chances de mudança de vida. Quando os cursos acontecem perto de casa fica mais fácil para frequentar”, explicou.
Senac Faz a Sua Parte
O Programa reforça o compromisso do Senac em contribuir para a educação profissional nas atividades do comércio, serviços e turismo. Desde o início do projeto, em 2005, até o momento, a Instituição já qualificou mais de 15 mil pessoas nos municípios em que possui unidade (São Luís, Caxias, Bacabal, Imperatriz e Santa Inês), através de cursos em diversas áreas.