
Atento às necessidades identificadas no mercado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lançou de forma inovadora no Maranhão o Programa Senac Comércio, que oferta 110 cursos de aperfeiçoamento voltados especialmente à área do comércio, organizado em trilhas do conhecimento, atendendo gestores e demais colaboradores das empresas. O evento aconteceu no dia 18 de fevereiro, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, localizado no Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac – Edifício Francisco Guimarães e Souza, Jardim Renascença. Ao todo, cerca de 250 empresários e empregados do comércio participaram do evento, além de autoridades e presidentes de entidades empresariais do Maranhão.

“Com esse Programa, estaremos atendendo uma antiga reivindicação do setor do comércio, serviços e turismo, no que diz respeito à flexibilização dos cursos ofertados pelo Senac. Trata-se de uma solução inovadora que atenderá as empresas de acordo com sua conveniência e necessidade, com foco no desenvolvimento das competências dos profissionais do comércio”, ressalta o diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes.
O Programa Senac Comércio é motivo de muita expectativa entre o empresariado maranhense pela proposta inovadora e a expertise do Senac, ao reunir um portfólio de 110 cursos, englobando quatro áreas – Marketing e Vendas, Finanças, Logística e Comércio Exterior – estruturadas em 14 trilhas de aprendizagem, para atendimento e em sintonia com as necessidades das empresas.

Essa perspectiva positiva ficou latente durante as visitas do diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, acompanhado da diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira, a entidades parceiras para apresentação do Programa. Eles tiveram boa receptividade e apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Associação Comercial do Maranhão (ACM), Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) e do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

O lançamento do Programa Senac Comércio teve como convidado especial o renomado palestrante nacional William Caldas, que abordou o tema “Como vender mais utilizando motivação, inovação e atitude”. Na palestra, em São Luís, ele frisou a constante preocupação do empresário lojista ou mesmo de outro segmento com novos clientes, quando na verdade não se observa “o verdadeiro tesouro”, que é a base de clientes já formada há mais tempo. William Caldas destacou como diferencial para se alcançar resultados melhores o treinamento de equipe. Segundo o palestrante, “ter gente treinada hoje em uma empresa não é diferencial, é obrigação. E esse projeto do Senac, por meio das trilhas de conhecimento, é espetacular, vai ajudar as empresas a olharem para dentro do seu próprio negócio e aperfeiçoar sua gestão por meio da qualificação”, analisa.
