
SÃO LUÍS – Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de novas fontes de geração de renda, de proporcionar melhoria na qualidade de vida, assim como possibilitar a valorização do ser humano, o Programa “Senac Faz Sua Parte” concluiu mais uma turma na manhã de ontem, 11, com o curso Confecção de Puff Artesanal. Fruto de parceria firmada com a Comunidade Terapêutica Ebenézer, a iniciativa capacitou 20 pessoas em tratamento contra a dependência química.
Com carga horária de 20h, os alunos aprenderam técnicas para reutilização de material reciclável e a partir daí, criar puff’s artesanais com diferentes designs. “O curso vai muito além da aprendizagem técnica. Aqui eles aprendem sobre reciclagem e conscientização ambiental. Muitos deles pegavam o material que é utilizado para fazer o puff e queimavam ou jogavam no mato, mas agora eles conseguem perceber utilidade nesses itens e no modo como devem ser descartados quando não há mais utilidade. No decorrer do curso, eles puderam perceber como é possível transformar algo que viraria lixo em luxo. Um puff desses é vendido em média por R$ 150,00”, pontua a instrutora Cley-Vane Santana.
Desde o início do programa, em 2005, até o momento, o Senac já qualificou mais de 26 mil pessoas pelo Maranhão, por meio de cursos em diversas áreas. “Para mim, este é um curso sustentável e que vai servir, além da aprendizagem, para que eu possa também ensinar outras pessoas que não possuem esse conhecimento ainda. Pretendo também montar minha oficina e fornecer o produto para lojas de decoração. Gostaria também de tornar essa arte conhecida no Brasil e no exterior”, disse o aluno Cleylton Souza Campêlo.

Este ano, serão atendidas 63 comunidades, resultando 1.625 atendimentos divididos em 73 turmas. “O impacto causado nessas pessoas é muito grande. Por meio do conhecimento e da qualificação eles recuperam a autoconfiança e a autoestima. Eles passam a se sentir mais úteis e com possibilidades de ajudar no sustento da família”, comentou a supervisora pedagógica da Unidade Móvel, Angélica Vale.
Participando pela primeira vez do programa, a Comunidade Terapêutica Ebenézer já faz planos para manter a parceria e assim levar outros cursos para capacitar seus internos. “Essa parceria é um sonho, pois era um desejo de todos nós que trabalhamos aqui e deles que estão em tratamento”, comemora a diretora da instituição, Maria Madalena Santos Lima.