O Dia Mundial da Terra, celebrado no dia 22 de abril, expressa o mais profundo sentimento de cuidado e conscientização quanto aos recursos naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação de cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis pela preservação do meio ambiente. Para estimular que alunos, professores, demais servidores e comunidade adotem atitudes sustentáveis, em alusão ao Dia Mundial da Terra, o Senac no Maranhão desenvolveu diversas ações durante todo o dia de ontem, 23.
Todas unidades operativas foram orientadas para o desenvolvimento do projeto, que contemplou palestras, oficina, apresentação de paródia com o tema “Responsabilidade Socioambiental”, e entrega de mudas de girassóis. Além disso, as unidades promoveram um dia de atividades voltadas à promoção de ações sustentáveis, realizadas em três etapas: redução de lixo, consumo de papel e energia elétrica; exposição de peças confeccionadas com material reciclado; e realização das palestras “Lixo Eletrônico: Problemas e Soluções”, ministrada pelo instrutor Mildemberg Matos, do Núcleo de Formação em Informática; e “Planeta Terra: e o lixo?”, ministrada pelo instrutor do Centro de Educação Profissional de São Luís, Edésio Meneses. O público também pode participar do minicurso “Técnicas de reciclagem com materiais descartáveis”.

Ilvanderson Santos, aluno do curso de Aprendizagem Profissional em Serviços de Supermercado, participou da palestra sobre lixo eletrônico e elogiou a iniciativa do Senac, tendo em vista a necessidade de trabalhar o assunto. “Achei muito interessante, pois possibilita um conhecimento maior sobre os riscos que corremos com o descarte incorreto desse lixo, algo que a partir de hoje já posso colocar em prática informando aos meus colegas e família”, declarou.
Além de Ilvanderson, o aluno Júlio Amorim, do curso de Artesão em Materiais Recicláveis, desenvolvido pelo Programa de Inclusão Social – Senac Faz Sua Parte e coordenado pelo Núcleo de Unidades Móveis, também participou das atividades promovidas durante o dia. No caso de Júlio, o minicurso “Técnicas de reciclagem com materiais descartáveis” foi o escolhido para adquirir conhecimentos sobre a temática trabalhada.
Ao lado de outros 23 alunos, Júlio destacou a importância de levar conhecimento a outras pessoas de sua comunidade. “Estou aprendendo mais e levando essas técnicas à comunidade em que atuo, principalmente aos dependentes de álcool e drogas da CAPS do Monte Castelo”, comentou. “É interessante, pois utilizamos coisas do dia a dia que podemos estar reaproveitando”, concluiu. Divididos em equipes, os alunos elaboraram bolsas produzidas com garrafa pet, caixa de leite, e ligas de elástico.
“Terra Sustentável” em Caxias
No Senac em Caxias, o projeto contou com a participação de 230 pessoas. Entre as atividades desenvolvidas, pode-se destacar a palestra “Lixo Eletrônico: problemas e soluções”, ministrada pelo instrutor de informática Leonardo Ferreira, a paródia criada pela turma de Almoxarife, a apresentação de ideias e informações sobre ações sustentáveis pelos alunos do curso de Cabeleireiro Assistente, e exposição de peças confeccionadas com diferentes tipos de materiais reciclados feitas pelos alunos dos cursos de Costureiro, Operador de Caixa e Artesão em Materiais Recicláveis. A turma de Auxiliar de Cozinha preparou diferentes sucos com cascas de frutas, reaproveitando os alimentos. Além disso, os alunos do curso de Vendedor finalizaram o desenvolvimento do projeto com a entrega de mudas de girassóis para todos os participantes, como gesto simbólico de conscientização socioambiental.
Para o aluno do curso de Vendedor, Mikeias Cardoso dos Santos, o evento proporcionou mais conhecimento sobre os cuidados com meio ambiente. “É importante saber como devemos cuidar do meio ambiente de forma sustentável, tanto na alimentação e na reciclagem de produtos artesanais como através de ideias que podemos usar no dia a dia”, destacou. Confira alguns registros da ação na unidade.


