No momento, você está visualizando Jovens aprendizes utilizam criatividade durante trabalhos

SÃO LUÍS – Na manhã de quarta-feira, 21, os alunos do Programa de Aprendizagem deram continuidade à apresentação dos trabalhos no Senac, envolvendo todos os instrutores, alunos e visitantes com criatividade e desenvoltura nos assuntos abordados. Entre as atividades, foi apresentado no auditório da unidade um curta metragem que destacou assuntos de rotinas administrativas. Durante toda a manhã, a área de vivência esteve movimentada com a presença de visitantes nos estandes dos alunos. A turma 201 do curso de Aprendizagem em Serviços de Farmácias e Drogarias, orientados pelo instrutor Juan Galindo, expôs sobre o “Uso Racional de Medicamentos”. Com uma simples linguagem, os alunos transmitiram a importância do uso correto das medicações e os riscos da automedicação.

O aluno Fabrício Viana Sousa explicou um pouco mais sobre o tema que a turma escolheu.  “Usar o medicamento de forma adequada, com a dose adequada de acordo com a prescrição médica e não de qualquer forma, é fundamental. Neste sentido, focamos em antibióticos, porquê o antibiótico tem o risco da resistência bacteriana. Ao tomar um medicamento antibiótico de forma irracional, pode ser desenvolvido a resistência bacteriana, e com isso a pessoa precisará tomar um antibiótico mais potente, e isso acaba causando várias reações”, disse.

Os alunos da turma 184, de Serviços em Supermercados, elaboraram um “Glossário de Linguagem Técnica e Científica dos Supermercados”, com o objetivo de informar as pessoas sobre palavras e expressões de natureza técnica, regional ou específica, que são utilizadas no dia a dia em supermercados, mas poucas conhecidas pelo público e até mesmo por alguns profissionais que atuam no ramo. “São palavras específicas que muita gente não sabe o significado, até porque são americanizadas, então nós decidimos fazer um glossário voltado a esses conhecimentos específicos da área de logística. Criamos esse glossário com o apoio da coordenação, supervisão e outros setores do Senac”, declarou a instrutora da turma, Elissandra Bandeira.  O Glossário feito pelos alunos ficará disponível na biblioteca do Senac para pesquisa.

Já os alunos da turma 178, também aprendizes na área de supermercados, apresentaram um projeto sobre a acessibilidade nos supermercados. Ao analisarem as dificuldades que os portadores de deficiência possuem dentro das lojas, os alunos resolveram abordar esse assunto, e levaram como ilustração uma maquete simulando um supermercado adaptado para todos os tipos de deficiência. “Devemos respeitar o portador de deficiência, nos colocando no lugar dele. Acontece muito nos supermercados: a pessoa vê uma pessoa com deficiência e não pergunta se pode ajudar, indo logo pegar o produto da prateleira para ele, pensando que está ajudando desta forma, como se ele fosse incapaz de pegá-lo. O certo seria perguntar ‘Você precisa de algo?’, reconhecendo que ele tem a deficiência mas que não é incapaz”, disse o aluno Gleydson Rodrigo.

Os alunos de Aprendizagem em Serviços de Venda, da turma 210, realizaram um corredor do mau e bom atendimento, em que os alunos falavam com os clientes de forma mal educada e não davam a atenção necessária, já no lado do bom atendimento, os clientes eram muito bem recebidos pelos alunos, sendo notada a diferença imediatamente. “Estamos fazendo uma simulação de maneira bem caricata, simulando alguns alimentos inusitados como coxinha de sardinha, pizza de carne e outras coisas diferentes. No primeiro estágio, as pessoas estão sendo muito mal atendidas e no segundo tem o estande das bebidas onde estamos fazendo a simulação do bom atendimento”, disse o instrutor Klausberg Sampaio. Os alunos estavam caracterizados com roupas juninas, o que chamou bastante atenção do público, pela forma descontraída da apresentação.

Orientados pelo instrutor Luiz Guterres, os alunos de Aprendizagem em Serviços Administrativos da turma 195 criaram a empresa fictícia ‘Ecowork’, com o intuito de mostrar a importância da sustentabilidade nas empresas. A aluna Ana Paula Lima declarou que a turma escolheu o tema de sustentabilidade porque é um assunto que está em alta, mas não é praticado corretamente. “A importância da sustentabilidade é ter a consciência de saber se as práticas do dia a dia estão sendo rentáveis ou não, podendo assim melhorar a sustentabilidade no nosso dia a dia”, ressaltou.

“Esse evento é bacana para mostrar aos convidados, instrutores e outros alunos sobre a importância de cada área. É fundamental termos esse conhecimento porque às vezes as pessoas da venda, da logística, não tem essa troca de áreas e de informações, e é bom enriquecer o nosso vocabulário comercial e profissional também em outras áreas”, disse o aluno de Aprendizagem em Serviços de Vendas, Victor Araújo.

“O desenvolvimento dos alunos tem superado nossas expectativas. Os meninos da aprendizagem são maravilhosos, não tem alunos mais criativos que eles, que além de criativos são desinibidos, e todas as propostas que lançamos para eles são bem acolhidas, mesmo para aquelas turmas mais difíceis. Como são jovens, estão muito antenados com o que acontece na sociedade e tem uma facilidade de trazer o que está acontecendo no mercado de trabalho de forma criativa através de trabalhos belíssimos como esses. Esse é o diferencial da aprendizagem!”, disse a supervisora educacional Talita Avelar.

Durante a tarde os alunos continuaram as apresentações na área de vivência com Exposições de Mapa de Localização de produtos no supermercado, Painel Integrado 5S e Doceria Doce Paixão. Houve ainda a apresentação do curta metragem “Atendimento às necessidades dos clientes” no auditório; Painel Integrado no Laboratório de Áudio e Vídeo com o tema “Atendimento” e uma Dramatização no auditório sobre código de barras, armazenagem, reposição de mercadorias e logística reversa.

Alunos da turma 201 – Aprendizagem em Farmácia
Alunos da turma 184 – Aprendizagem em Supermercados
Alunos da turma 178 – Aprendizagem em supermercados
Alunos da turma 210- Aprendizagem em Vendas
Alunos da turma 195 – Aprendizagem em Auxiliar Administrativo