Os equipamentos e as estratégias de segurança são cada vez mais utilizados para evitar acidentes no trabalho. E esse cuidado tem sido explorado em diversos locais, como no Senac em Imperatriz, que realizou a “Exposição dos Procedimentos em casos de emergência em acidentes de trabalho”, no último dia 24. Os alunos do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas conduziram a exposição ao público apresentando métodos, técnicas e procedimentos para atendimento em casos de urgência.
No Maranhão, os índices são preocupantes. Segundo dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do ano de 2013, ocorreram mais de 5 mil casos apenas no Estado. A emergência foi o foco da exposição e, uma das alunas que apresentaram as técnicas, Luzia Cristiane, entendeu a necessidade de abordar o assunto. “O evento foi uma forma rápida e eficaz de transmitirmos conhecimento sobre os procedimentos de emergência que devem ser aplicados a uma pessoa em perigo, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que se receba assistência definitiva”, concluiu.
A gerente do Senac em Imperatriz, Lavina Amorim, também considera fundamental o cuidado no trabalho. “Exposições como esta facilitam a aprendizagem dos alunos por meio da demonstração dos procedimentos realizados para manter a vítima estável até a chegada dos especialistas”, alertou. A turma responsável pela exposição contou com a presença de alunos do curso de Operador de Computador da unidade, além de colegas de curso.