
São Domingos do Maranhão – O Projeto Integrador do Senac nasceu da concepção da aprendizagem coletiva, onde se aprende a partir de experiências e de construção colaborativa, trazendo o diálogo entre sala de aula e a realidade do mundo de trabalho. Assim, os alunos da primeira turma do curso de Operador de Computador, promovido na Carreta Escola que está no município de São Domingos do Maranhão, nesta temporada, desenvolveram o Projeto Integrador com foco na educação digital para a terceira idade.
Os alunos do curso receberam, no último dia 19 de janeiro, 12 pessoas, com 60 anos ou mais, ensinaram noções básicas da informática propiciando ativamento cerebral com estímulo a busca de novos conhecimentos; melhoria no processamento de novas informações e fatos obtidos por meio da internet; maior interatividade com pessoas que estão longe; acesso a itens de lazer como filmes, séries, música; bem como ensinaram técnicas de segurança para evitar os golpes frequentemente aplicados.
Os ensinamentos aplicados atendem a uma população crescente no país, que tem demandas associadas ao envelhecimento e que necessita de uma integração do idoso à vida e sociedade virtual, dando ênfase a melhoria na qualidade de vida da terceira idade, como a independência de terceiros para a execução de atividades mais básicas.
O Projeto Integrador é ação recorrente dentro dos cursos do Senac e acontecem concomitante as evoluções das turmas oferecidas. No município de São Domingos do Maranhão, a parceria entre Senac e prefeitura acontece por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, que é a referência dentro do município para dar mais informações, inclusive sobre as inscrições para as próximas duas turmas com execução garantida até fevereiro do ano corrente.