O Senac/MA recebe, até hoje, 12, a visita técnica de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a realização de uma pesquisa com alunos do Pronatec Brasil sem Miséria (Pronatec/BSM) em São Luís, que encontram-se em processo, evadidos e desistentes. A pesquisa também está sendo realizada com a Instituição ofertante e teve início na última terça-feira, 10, compreendendo quatro etapas.
O principal objetivo da realização dessa pesquisa é compreender melhor o funcionamento do Pronatec/BSM em São Luís. Para isso foram apresentados todos os processos necessários para o oferecimento de cursos pelo Pronatec, desde a pactuação, processos de pré-matrícula, execução dos cursos, material didático, assistência estudantil, plano de comunicação e demais questões relacionadas ao Programa.
De acordo com Maria Leuda de Oliveira Lima, coordenadora de programas especiais do Senac/MA, a visita pretende entender como é o relacionamento do Senac/MA, na posição de ofertante, com os demandantes. “Podemos dizer que mantemos uma relação de proximidade com os demandantes, realizando reuniões, visitando juntos os locais de oferecimento dos cursos, tentando resolver as questões que precisam ser melhoradas, com o objetivo de agilizar os processos e oferecer cursos com qualidade”, afirma.
A pesquisa está sendo realizada a nível nacional nos lugares onde pessoas são atendidas pelo Pronatec/BSM. Na região Nordeste foram escolhidos três municípios nos estados do Maranhão, Ceará e Bahia. São Luís foi escolhida, pois tem um grande percentual da população que é atendida pelo Pronatec/BSM, representando 58% da pactuação de todo o Estado. Ao final da pesquisa, será elaborado um projeto síntese sobre o Programa com um diagnóstico destacando pontos positivos e aspectos que necessitem ser otimizados para o melhor desenvolvimento do trabalho.