No momento, você está visualizando Biblioteca do Senac contribui na formação de estudantes da UFMA

DSC08924A era digital torna-se cada vez mais evidente na sociedade, e o crescimento do uso da internet exige dos profissionais de diversas áreas uma preparação mais aprofundada no meio. Os estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão presenciam essa realidade e, nesse sentido, visitaram na manhã de ontem, 09, a biblioteca do Senac em São Luís, para entenderem o funcionamento do “BNWEB”, o sistema digital utilizado na Instituição.

A Profª Drª Valdirene Pereira da Conceição acompanhou seus alunos na visita, que teve como expositora a assessora técnica da Biblioteca do Senac, Maria dos Remédios Costa Araújo. Os oito alunos do quarto período de Biblioteconomia perceberam como os sistemas digitais podem facilitar o trabalho dos profissionais da área. O “BNWEB” permite a catalogação do acervo, a disponibilização online para os interessados e torna a busca de livros mais fácil para os usuários, tornando mais ágil a relação de busca na biblioteca.

DSC08967Na oportunidade, foram explicados conceitos importantes para a área de biblioteconomia e também a aplicação dos mesmos no trabalho, possibilitando a melhoria na atividade desenvolvida. “Os alunos do Senac podem acessar a biblioteca por meio do site e localizar qualquer livro da Instituição. Culinária, Saúde, Meio Ambiente, todos. De todas as áreas. É um facilitador”, explicou.

E essas afirmações também estavam presentes na fala da professora Valdirene Pereira. Segundo ela, o ensino do curso tem vivenciado mudanças no sentido de melhorar o trabalho dos profissionais na área digital, que é uma tendência no mundo inteiro. “Na UFMA e em muitas universidades, o ensino da biblioteconomia tem convergido para essa área. Os profissionais devem estar em sintonia com as mudanças na sociedade, e perceber como se dá o trabalho com os sistemas digitais”, afirmou a professora.

DSC08903A estudante Sarah Menezes já entende que a automatização das informações tem se mostrado intrínseca ao avanço dos estudos da área. “Além de possibilitar aos usuários uma melhor experiência de uso, a disponibilização de informações torna-se mais ampla e contemplativa”, argumentou.