No momento, você está visualizando Alunos do Senac/MA participam de evento sobre tecnologia

DSC02165A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, facilitando diversas atividades. Computadores, celulares, tablets, dentre outros, fazem parte do cotidiano, sendo um diferencial nos processos educacionais e tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Pensando nisso, alunos de duas turmas do Núcleo de Formação em Informática do Senac/MA participaram ontem, 24, do evento “Tecnologias Educacionais Senai: O Futuro”, realizado na sede da Fiema (Cohama).

Ao todo, 15 alunos participaram do evento, acompanhados por instrutores e assessora técnica do Senac. As turmas são oferecidas por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) na União de Moradores Sol e Mar (UNIMAR) e na Unidade de Segurança da Divinéia (USC Divinéia).

Os alunos do Senac/MA vivenciaram dimensões reais e virtuais do ambiente educacional interativo, utilizando os recursos tecnológicos que aliam os conhecimentos acadêmicos e práticos da sala de aula de forma lúdica, observando inclusive novas didáticas educacionais que trabalham educação e tecnologia de forma harmoniosa.

“O evento é voltado especificamente para o segmento da indústria, porém proporcionou aos alunos do Senac o contato com outras áreas de conhecimento e atuação onde a informática está presente de diversas maneiras”, afirmou Adriana Fernandes Garcês Santos, assessora técnico-pedagógica do Núcleo de Formação em Informática do Senac/MA. “Apesar de os alunos possuírem celulares e computadores, eles tiveram a oportunidade de conhecer outras tecnologias no evento, que no futuro podem se tornar presentes no cotidiano de todos nós”, concluiu.

O evento “Tecnologias Educacionais Senai: o Futuro” constitui-se uma oportunidade para ampliar conhecimentos diante dos novos recursos tecnológicos modernos voltados para a educação profissional. A exposição é uma vitrine de equipamentos com simuladores em três dimensões e jogos de internet, bem como recursos de interatividade aplicados aos saberes práticos. Esta exposição é aberta ao público e funciona até amanhã, 26, das 8h às 12h, e das 14h ás 18h. O evento é itinerante e passará por 23 cidades – São Luís é a 17° cidade a receber a ação até novembro.

Sala D: são projeções de imagens e vídeos em três dimensões interativos que dão a sensação de profundidade com o uso de óculos especiais.
Sala onde estão sendo projetadas  imagens e vídeos em três dimensões interativos que dão a sensação de profundidade com o uso de óculos 3D.
Realidade Aumentada: é um ambiente que envolve tanto a realidade virtual como elementos concretos, criando um espaço misto em tempo real. Os alunos utilizam uma câmera de computador ou de dispositivos portáteis para reconhecer marcadores impressos em livros didáticos que iniciam a apresentação de conteúdos multimídias ou outras matérias.
Realidade Aumentada:  ambiente que envolve tanto a realidade virtual como elementos concretos, criando um espaço misto em tempo real. Os alunos utilizam uma câmera de computador ou de dispositivos portáteis para reconhecer marcadores impressos em livros didáticos que iniciam a apresentação de conteúdos multimídias ou outras matérias.
DSC02162
Alunos do Núcleo de Formação em Informática durante exposição