No momento, você está visualizando Visita técnica a Campos do Jordão marca preparação dos maranhenses para etapa nacional da CSEP
Diretor Felipe Vianna, Alisson Barroso, Thaynara Rosa, Aldo Martins, Eduardo Bezerra e Paula Guimarães, Coordenadora da CRSA . Imagem: divulgação.

Na última terça-feira (27), o Centro Universitário do Senac, em Campos do Jordão, recebeu, para uma visita técnica, os competidores maranhenses que irão participar da 5ª edição das Competições Senac de Educação Profissional (CSEP), que acontecerá em setembro de 2025. A visita foi uma ação do Senac Maranhão e contou com a presença dos representantes do estado, juntamente com os seus treinadores.

Paula Guimarães, Coordenadora da CRSA, Alisson Barroso, Eduardo Bezerra, Aldo Martins, Thaynara Rosa e o Diretor do Centro Universitário Senac, Felipe Vianna. Imagem: divulgação.

As Competições Senac de Educação Profissional são realizadas pelo Departamento Nacional do Senac, que reúne alunos egressos de diversos cursos de todo o país para participarem das competições. A CSEP é composta pelas etapas escolar, regional, seletiva estadual (apenas em algumas unidades) e nacional. Esta última acontece a cada dois anos e define os competidores que irão representar o Senac Brasil na WorldSkills, a competição mundial.

A WorldSkills foi criada em 1950 e é a maior competição mundial de profissões técnicas. O Brasil participou pela primeira vez em 1983 e é uma das referências no torneio, tendo conquistado diversas medalhas. A próxima edição da competição acontecerá em 2026, na cidade de Xangai, na China.

Na etapa nacional, o Departamento Regional do Maranhão tem dois representantes egressos de cursos do Senac: Alisson Freitas, que irá competir no segmento de Cozinha, e Eduardo Bezerra, que atuará no Serviço de Restaurante. Cada um dos participantes tem um treinador que os orienta e ajuda na preparação para as competições. Durante a visita a Campos do Jordão, os competidores tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Universitário do Senac, como conta Aldo Martins, treinador de Eduardo Bezerra:

Os alunos puderam conhecer a estrutura acadêmica da instituição, seus laboratórios especializados, salas temáticas e metodologias inovadoras de ensino. Tivemos a oportunidade de conversar com docentes e coordenadores de curso, e o diretor do campus, que compartilharam suas experiências e apresentaram as possibilidades de atuação profissional dentro das áreas abordadas”, explica o treinador.

Encerramento e considerações finais com Diretor Felipe Vianna. Imagem: divulgação.

Ainda segundo Aldo Martins, a equipe também conheceu o Grande Hotel Senac, um dos principais hotéis-escola do Brasil, reconhecido nacionalmente pela excelência em serviços e pela formação prática dos alunos. No Grande Hotel Senac, o destaque ficou por conta da integração entre teoria e prática, onde eles puderam observar os alunos do Senac colocando em ação o aprendizado adquirido em sala de aula, sob a supervisão de especialistas do mercado.

Visita ao Grande Hotel Senac guiada pelo Chef Executivo, Marlon Zamarion. Imagem: divulgação.

Os treinamentos para a etapa nacional têm sido primordiais para os representantes maranhenses. Thaynara Rosa, treinadora de Alisson Barrosa, fala sobre a preparação do competidor e as expectativas em relação à CSEP:

“Tem sido um processo intenso, mas muito gratificante. Acompanhar de perto o desenvolvimento do nosso competidor, que tem demonstrado grande dedicação, disciplina e comprometimento com os treinos, é algo que me motiva e me desafia diariamente como instrutora. Minhas expectativas para as Competições Senac deste ano são as melhores. Com foco e constância no trabalho que estamos realizando, acredito que temos grandes chances de conquistar ótimos resultados e representar muito bem o nosso estado”, declara a treinadora.

O Senac tem o compromisso de educar para o trabalho e se empenha há anos em prol de um ensino de qualidade. Ter alunos da nossa instituição em competições tão importantes no segmento ao qual tanto se dedicaram é extremamente gratificante. Seguimos com a nossa missão para que, cada vez mais, nossos estudantes possam se destacar no mundo profissional.