
CAXIAS – “A mulher é um exemplo, e quem mais me inspira é minha mãe. A sua força e determinação representam para mim os superpoderes de uma mulher. Ela já passou por muitas coisas, superou outras, mas sempre com um sorriso no rosto”, exemplificou a aluna ganhadora, Juliana Silva de Oliveira. Como forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Senac em Caxias realizou o VI Senac Mulher D’ Mais, no dia 28 de março no auditório da Instituição.
O evento, que teve início durante todo o mês de março, realizou diversas atividades voltadas para o público feminino. Ações da área da beleza, através da realização de oficinas de maquiagem e design de sobrancelha com henna envolveram todo o público feminino em sua diversidade. Pessoas com deficiência física, vendedores ambulantes e garis participaram de um momento de bem-estar e beleza.
Durante o mês de março foi realizado o concurso de Redação “Mulheres que inspiram”, que possibilitou ao público caxiense discorrer em formato de texto narrativo uma redação de 25 a 30 linhas, enfatizando uma mulher que lhe proporcionava inspiração. Ao todo, 100 redações foram avaliadas. Para a inscrição, foi pedido 1kg de alimento não perecível. Os alimentos doados serão entregues às famílias carentes da cidade.
“A proposta do evento é construir junto com essas mulheres a capacidade de se olharem na sociedade como participantes e determinantes, capazes de interagir, mudar e transformar. E isto se torna possível através de ações como esta, que sensibilizam a sociedade a valorizar o papel da mulher na sociedade, um processo que envolve quebra de paradigmas, revisão de conceitos e novas formas de agir e pensar”, enfatizou a gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim.
As reconfigurações dessas novas formas trouxeram para o evento a exposição de produtos e serviços feitos por mulheres caxienses e contribuíram para a difusão e implementação de ações de empreendedorismo e no incentivo de aquisição de conhecimento em diversas áreas de cursos ofertados pelo Senac.

“O empreendedorismo feminino pode ser considerado como qualquer ação empreendedora, realizado especialmente por mulheres. Vale ressaltar que neste atual cenário é importante que as empreendedoras tenham noção desses desafios e ajam de modo a superá-los, assumindo um papel de protagonismo e liderança”, ressaltou a instrutora do Senac, Francyane Barradas.
Foram convidadas as mulheres que atuam para o desenvolvimento local da cidade de Caxias como empresárias, pequenas comerciantes, vendedoras ambulantes, costureiras, salgadeiras, verdureiras, garis, vendedoras de lanches, artesãs, além de alunos, instrutores, comunidade local e parceiros do Senac, totalizando uma média de 300 participantes.
O evento contou ainda com a entrega de medalhas de honra a mulheres que desempenharam um papel significativo na cidade, e um desfile com o tema “Mulheres que não são invisíveis” enriqueceu a VI Senac Mulher D’ Mais.