SÃO LUÍS – Por meio do Projeto Integrador, estratégia de ensino–aprendizagem cujo objetivo é proporcionar a interdisciplinaridade entre todos os temas e assuntos abordados durante o curso, os alunos da turma de Costureiro (28/2018) do Senac desenvolveram a ação “Costurando Solidariedade”. A iniciativa beneficiou os moradores do bairro Vila Conceição, atingido por uma enchente no dia 5 de maio, que receberam toda a produção realizada pelos alunos durante o período do curso.
A culminância do projeto aconteceu na manhã de segunda-feira, 18, quando os alunos foram à Associação Comunitária da Vila Nossa Senhora da Conceição Altos do Calhau e entregaram as peças de vestuário feminino, masculino e infantil desenvolvidas por eles – juntamente com outras peças arrecadadas entre os alunos dos demais cursos da Instituição – aos moradores que tiveram suas vidas abaladas com essa calamidade. “Essa iniciativa foi muito boa e vai ajudar várias famílias, inclusive por conta das últimas chuvas que prejudicaram moradores aqui da região. Mais de 150 famílias serão beneficiadas. Só nesses 30 minutos em que estou aqui, mais de 50 famílias já pegaram peças de roupas”, disse o Conselheiro Fiscal da Associação de Moradores Vila Nossa Senhora da Conceição Altos do Calhau, Paulo Soares.
A ideia do projeto surgiu a partir da análise do cenário atual na área de vestuário e de demandas do município partindo da observação das questões sociais que atingem a sociedade e possibilitam uma série de privações para muitos indivíduos, dentre as quais, destaca-se a falta de vestimentas que é uma necessidade básica social.
A comunidade ficou muito agradecida com a ação desenvolvida pelos alunos do Senac e espera que outras sejam pensadas nesse mesmo sentido para contribuir ainda mais com os moradores prejudicados pela enchente. “Fui beneficiada com as doações e foi uma bênção para mim. Perdi muitas coisas na enchente e essas roupas chegaram em um bom momento”, afirmou a moradora da Vila Nossa Senhora da Conceição Altos do Calhau, Rosanira.