O encerramento de uma das turmas de Cabeleireiro do Senac em São Luís aconteceu na manhã da última terça-feira (16), e focou nos cuidados capilares para garantir aspecto bonito e saudável aos fios, sem deixar de lado a preocupação com a ergonomia em salões de beleza e com o processo de embelezamento pessoal, questões de danificações e cuidados com a fibra capilar. A turma se dividiu em três equipes para a apresentação dos temas e, segundo o aluno do curso, Shen Lucas, a Feira de Conhecimentos foi uma maneira criativa de apresentar ao público os cuidados com a beleza dos cabelos. “A realização da feira foi uma escolha dos próprios alunos. Achamos interessante a ideia de promover esse evento para abordar conhecimentos na área capilar”, disse.
A feira trouxe uma abordagem ampla sobre os tratamentos capilares, e os participantes ainda receberam orientações sobre o uso correto de alguns cosméticos e procedimentos oferecidos nos salões de beleza. “Formol zero”, explica a aluna Giordana Franciele Vagner. “Tem cosméticos que acabam danificando a fibra capilar, o ideal é deixar o cabelo o mais natural possível. Você gasta menos e não danifica os fios com uma quantidade exagerada de produtos químicos”, concluiu.
A feira contou com o apoio de representantes das empresas de cosméticos da Bio Extratus, Acontece Cosméticos e Azenka Cosméticos, que contribuíram de maneira significativa proporcionando ao público a possibilidade de conhecer melhor os tipos de tratamentos adequados a cada tipo de cabelo e disponíveis no mercado. A instrutora do curso, Júlia Baldez, disse que os eventos promovidos pelo Senac são formas de proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar os conhecimentos adquiridos. “Em eventos como esse podemos observar os conhecimentos aplicados durante o curso, o que é muito interessante para a instituição e para os alunos”, destacou.
O curso de Cabeleireiro possui carga horária de 400 horas e, com a qualificação do Senac, o profissional realiza procedimentos de embelezamento e cuidados nos cabelos em salões, institutos de beleza, spas, clínicas de estética, hotéis, lojas de cosméticos, ou ainda, trabalhar de forma autônoma. São requisitos para ingressar no curso: ter a idade mínima de 18 anos e possuir o Ensino Fundamental completo.
Confira a galeria de fotos abaixo: