
TIMON – “A cultura de não querer fazer exames de prevenção vem se configurando ao longo do tempo. Porém, a vergonha de fazer um exame não vale o preço da vida”, destacou a aluna do Programa de Aprendizagem em Serviços Administrativos, Milena Barbosa. Tendo em vista a conscientização sobre os perigos que as mulheres enfrentam ao se dispersarem em relação à saúde, o Outubro Rosa destaca a importância dos cuidados com a saúde das mulheres.
Desta maneira, foi realizada na quarta-feira, 17, uma programação conduzida pelo Programa de Aprendizagem em Serviços Administrativos do Senac em Timon, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) e Coordenadoria Municipal de Defesa da Mulher (CODIM), em alusão à campanha do Outubro Rosa em Timon, sediado no auditório da empresa Distak Distribuidora.

O evento, que reuniu mais de 50 pessoas, orientou o público participante sobre o Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher (CAISM), que realiza, gratuitamente, exames, mamografias e procedimentos voltados aos cuidados da saúde da mulher. Ainda, na ocasião, as pessoas foram instruídas quanto às recomendações do Ministério da Saúde em relação à prevenção e combate ao câncer de mama.
Segundo a gerente do Posto Avançado do Senac em Timon, Cristina Camelo, a ação permite proporcionar o pensamento de colaboração com o meio social aos alunos, de modo que os tornem protagonistas na conscientização dos cuidados com a saúde da mulher. “O maior objetivo deste projeto é, além de fortalecer as recomendações indicadas pelo Ministério da Saúde para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer, desenvolver em nossos alunos o protagonismo para atuar na conscientização de mulheres dentro das suas redes de relacionamento e assim contribuir para o índice de prevenção desta doença que causa tanto sofrimento”, destaca.