O Projeto Integrador do Senac tem disponibilizado aos alunos a oportunidade de despertarem o perfil empreendedor, trabalhando teoria e prática em prol de um futuro sustentável. No curso de Manicure e Pedicure desenvolvido pelo Programa de Inclusão Social do Senac não foi diferente. A instrutora Luciana Ferreira pôs em prática, no primeiro dia de aula, dinâmicas para preparar as alunas para o mundo do trabalho envolvendo a sustentabilidade em seus conteúdos, com base no tema “3R Artes: Reciclar, Reduzir e Reutilizar.”
Na apresentação do Projeto Integrador, realizado na Escola Cintra, as alunas apresentaram uma exposição e fizeram demonstrações dos produtos elaborados sob a premissa da sustentabilidade. O destaque do evento ficou por conta do removedor de esmalte, elaborado com pote vazio de tinta de tecido e um pedaço de estofado molhado com removedor de esmalte, com validade de até três meses. Outro destaque apresentado foi o kit de decoração de unha, produzido com caixa de leite já utilizada, em que as alunas elaboram decorações para unhas no lado de dentro da caixa, e em seguida, aplicam base por cima para criar a película. Depois de seco, a decoração pode ser aplicada nas unhas em menos de dois minutos.
Esmaltes personalizados com crochês e miçangas, caixas de sapatos cobertas por tecidos, garrafas de bebidas como porta flores, flores produzidas com colheres de plástico e quadros com esmaltes foram alguns dos itens produzidos pelas alunas, que quiseram aproveitar as sobras dos seus materiais para a decoração do espaço de beleza e para confecção de lembranças de aniversário.
Algumas alunas começaram a colocar em prática suas habilidades fora da sala de aula antes do curso acabar, atendendo em domicílio. É o caso da aluna Aniele Paula. “Com o curso de Manicure e Pedicure aprendi muitas coisas, já pensava em fazer o curso antes, porém não tinha condições, já atendo clientes em domicilio com serviços de sobrancelha, agora posso aumentar a minha renda”, declarou.
“Eu não sabia pintar unha e nem esmaltar, aqui no curso aprendi técnicas, a higienizar os produtos, a fazer removedor de esmaltes e até lembranças de aniversários. Para mim esse curso me fez crescer como profissional e pretendo montar meu próprio negócio em outro Estado através de todo o aprendizado obtido aqui”, disse a aluna Maria de Jesus. A instrutora Luciana Ferreira declarou que as alunas aprenderam muito com o projeto, desenvolvendo presentes, lembranças de aniversário e reciclagens. ‘’Descobrimos tudo juntas, eu lancei a ideia e cada dia alguém chegava com uma novidade’’, disse.
O projeto contou com a presença da gerente da Unidade Móvel do Senac, Jesus Pereira, e da supervisora educacional Nathallia Matos.



