No momento, você está visualizando Sistema Comércio em Caxias: reuniões e investimentos marcam agenda produtiva no município

O município de Caxias sediou, no dia 22 de abril, uma intensa agenda institucional do Sistema Comércio Maranhão, reunindo a Diretoria da Fecomércio/MA e os Conselhos Regionais do Sesc e do Senac. A programação teve início com o lançamento das obras da nova unidade do Sesc, reforçando a presença histórica da instituição na cidade, onde atua há 68 anos com ações nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e assistência.

Durante a solenidade, a Diretora Regional do Sesc Maranhão, Rutineia Amaral, destacou a ampliação da estrutura e do alcance social da instituição. “O Sesc amplia suas ações aqui na cidade, onde atua desde a década de 50, saindo de uma unidade de cerca de 2 mil metros quadrados para uma de 10 mil metros quadrados, moderna e preparada para atender melhor o trabalhador do comércio e toda a população de Caxias, que é um importante polo comercial da região”, afirmou.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac no Maranhão, Maurício Feijó, enfatizou a relevância da atuação integrada das instituições no município. Segundo ele, as presenças consolidadas do Sesc e do Senac contribuem diretamente para o fortalecimento do desenvolvimento local, gerando oportunidades e melhorias concretas para a sociedade.


Em seguida, o presidente, acompanhado do diretor regional do Senac, participaram de solenidade do Programa Meu Primeiro Emprego, iniciativa realizada em parceria entre o Senac Caxias e a Prefeitura de Caxias, com a presença do prefeito Gentil Neto. O programa tem como objetivo conectar jovens às primeiras oportunidades profissionais, por meio do acesso à qualificação e à inserção em empresas parceiras. Durante a cerimônia, também foi realizada a entrega de estatuetas em reconhecimento às empresas participantes do programa. A ação contribui para facilitar a entrada desses jovens no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que auxilia empresários na identificação de mão de obra qualificada, fortalecendo o desenvolvimento local.

Na sequência, a comitiva visitou a Sala de Inovação do Senac, localizada no Caxias Shopping, inaugurada no fim de 2025. A agenda contou ainda com a participação do Prefeito Gentil Neto, além de conselheiros, diretores, empresários, autoridades e representantes da comunidade.

Na oportunidade, a Gerente da Unidade, Rosy Bonfim, apresentou resultados e perspectivas. O espaço tem se consolidado como ambiente moderno e inovador de formação nas áreas de gestão e negócios, aproximando o Senac de empresários e empreendedores. Também foi destacada a parceria com a Prefeitura de Caxias no Programa Meu Primeiro Emprego, que está qualificando mais de 100 jovens e adultos para o mundo do trabalho.

No período da tarde, as reuniões ordinárias da Diretoria da Fecomércio/ MA e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac ocorreram no Gran Prime Restaurante, consolidando debates estratégicos para o fortalecimento das ações institucionais.

Encerrando a agenda, a comitiva visitou a unidade do Senac Caxias, revitalizada e ampliada em 2025, reforçando o compromisso com a oferta de educação profissional de qualidade. O Diretor Regional do Senac Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, ressaltou que, o Senac segue ampliando sua atuação no município, contribuindo para a qualificação profissional, o empreendedorismo e o desenvolvimento da região, celebrando os 80 anos do Senac Brasil demonstrando a força de atuação em Caxias.

Presidente Maurício Feijó com sua esposa Célia Feijó, Diretores Regionais do Sesc e Senac MA e comitiva durante uma visita institucional na unidade do Senac Caxias.