Com o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento da postura dos docentes, por meio da reconstrução de conceitos e ressignificação de valores e práticas, foi realizado na última sexta-feira, 12, o projeto “Um Olhar sobre a Prática Pedagógica” no auditório do CEP São Luís. Coordenado pela equipe do Núcleo de Unidades Móveis (NUM), o projeto teve como tema “Metodologia para o Desenvolvimento de Competências”, voltado para os assessores técnicos e instrutores do Senac/MA.
Uma das atividades desenvolvidas no evento foi a elaboração de situações de aprendizagem à luz do modelo de competências utilizado pela Instituição onde todos os participantes puderam opinar dando ideias que podem melhorar o processo de ensino. Além disso, foi proposta a discussão entre os instrutores do tema abordado a partir das experiências de cada um.
O projeto é voltado para o desenvolvimento da prática da metodologia de competências que tem como característica básica o reconhecimento do aluno e de suas atividades como centro da proposta pedagógica, ou seja, o aluno como protagonista no processo de ensino – aprendizagem, uma vez que não apenas absorve o conteúdo transmitido, mas contribui com seus conhecimentos prévios, tornando-se parte ativa no processo.
De acordo com Celso Henrique Alves de Brito, instrutor do NUM, o projeto possibilitou um grande aprendizado para os participantes. “As dinâmicas realizadas nos levaram a pensar na importância do trabalho em grupo no processo de aprendizagem e também pudemos exercitar nossa criatividade e capacidade de inovação, que podemos transferir para nossas práticas em sala de aula”, conclui.
