Ter um conhecimento prático durante a capacitação é primordial para o desempenho do profissional dentro das empresas e instituições. No mercado de trabalho, o uso dessas práticas facilita o crescimento de todos os envolvidos no desenvolvimento das atividades. A Escola de Magistratura do Maranhão – ESMAM, em parceria com o Posto Avançado de Timon, no intuito de aperfeiçoar os servidores do Fórum de Timon e Comarcas do interior do estado, realizou o curso de Noções de Saúde e Segurança do Trabalho. Como atividade final do curso, os 09 servidores visitaram, na última segunda-feira, 29, a Companhia Energética do Maranhão – CEMAR.
Os servidores do Fórum foram recebidos e acompanhados durante toda a visita pelo instrutor do curso, Robert Beleense de Sales, que ressaltou o desempenho e esclareceu as dúvidas dos alunos. “Eles tiveram a oportunidade de preencher relatórios de observação e verificação das normas reguladoras estudadas em sala de aula e se surpreenderam ao conhecer a história de destaque da CEMAR em programas de prevenção de acidentes e bem estar dos colaboradores da empresa”, destacou.
Foi através desse contato direto com o trabalho do técnico em Segurança do Trabalho da CEMAR, Ricardo Ramos, que os alunos vivenciaram os procedimentos operacionais de prevenção de acidentes; os serviços de atenção à saúde e bem estar disponibilizados aos funcionários; a qualificação em saúde do trabalho, campanhas de conscientização, e puderam assistir a vídeos educativos, analisando todo o mapa de riscos da instituição.
Na ocasião, os servidores obtiveram informações sobre a importância da prevenção e uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs e das campanhas internas de prevenção de acidentes que acontecem regularmente na empresa, itens indispensáveis para a segurança do profissional. “Conhecer os conceitos de segurança do trabalho e a gestão das pessoas é essencial para prevenir acidentes”, destacou Marcia Cristina de Oliveira, servidora do Fórum de Timon e aluna do curso.
No Maranhão existem cinco distritos divididos no Estado e em cada distrito existem pelo menos dois ou três técnicos em segurança do trabalho responsáveis pelo monitoramento de rotinas de trabalho. Em Timon são três técnicos responsáveis por cerca de 108 funcionários.
