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SÃO LUÍS – Na próxima sexta-feira, 12 de novembro, será realizado o III Seminário Senac de Educação Profissional, com o tema “Parâmetros Pedagógicos e Tecnológicos para o Desenvolvimento da Educação Flexível”. O evento tem o objetivo de abrir um diálogo sobre o ensino flexível na Educação Profissional, propondo repensar práticas pedagógicas baseadas nessa flexibilidade. O seminário será online, transmitido via Microsoft Teams, das 14h às 18h.

Devido à pandemia de Covid-19, os sistemas educacionais tiveram que se reinventar, com a aplicação do ensino online, criação de novos métodos de ensino, entre outras estratégias. Por isso, abriu-se a discussão sobre a necessidade da flexibilidade na educação, como a proposta de momentos síncronos e assíncronos entre professores e alunos (ensino híbrido), assim como a utilização da tecnologia para aprimorar as formas de educar. Sendo assim, o seminário pretende discutir essa temática e quais seriam as vantagens, desvantagens e aplicações para o ensino flexível.

O evento tem uma programação que conta com uma palestra sobre o tema com Anderson Córdova, integrante do Senac responsável pelo desenvolvimento de projetos educacionais, além de uma sessão de perguntas sobre o assunto ao palestrante, e um momento de compartilhamento de ideias e experiências sobre a aprendizagem nas aulas presenciais e não-presenciais.

A coordenadora da Assessoria Pedagógica do Senac no Maranhão, Claudinete Silva, afirma a necessidade da compreensão desses novos modelos de ensino. “A nossa expectativa é de que os professores do Senac e os gerentes, coordenadores e supervisores educacionais se apropriem dessa nova modalidade de oferta de cursos na Instituição. Ao compreender bem a proposta do ensino flexível, seus objetivos e colocá-los em prática com segurança, o Senac estará acompanhando as tendências de mercado”, concluiu.