Em mais uma participação de sucesso na Ação Global, promovido pelo Serviço Social da Indústria do Maranhão e Rede Globo de Televisão, o Senac cumpriu seu papel e realizou 891 atendimentos a pessoas carentes com serviços de corte de cabelo, limpeza de pele e oficinas de drinques e coquetéis, e salgados para festas. O evento aconteceu no último sábado, 21, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Cidade Universitária Dom Delgado, Campus do Bacanga, e atendeu a 55.300 pessoas, com a atuação de mais de 200 parceiros e de 3.378 voluntários que colocaram em prática o tema do evento: Qualidade de Vida. Ao todo, foram 219.106 atendimentos.
O montador de móveis, de 48 anos, Jorge Carlos Silva Costa, soube da Ação Global através de uma amiga e aproveitou a oportunidade para cortar o cabelo. “O que vale nesse projeto é a intenção de ajudar o próximo, ter respeito pelo outro, então estou muito satisfeito com o atendimento”, declarou. “Muita gente não tem condição financeira de pagar por estes serviços, seria muito bom que tivesse todo mês uma ação como esta”, completou.
Alunos dos cursos de Técnico em Estética, Cabeleireiro, Cozinheiro e Garçom estiveram envolvidos nas atividades, que contaram também com o apoio de servidores voluntários do Senac. Ao todo, mais de 200 voluntários do Senac estiveram em ação, dentre eles, instrutores, alunos, coordenadores, gerentes e apoio operacional. A aluna do curso de Cabeleireiro e voluntária pela primeira vez da Ação Global, Priscila Fernanda, se diz realizada em poder ajudar, com seu trabalho, pessoas que não tem condições financeiras de ir ao salão. “Quando cheguei e vi a quantidade de pessoas fiquei um pouco nervosa por não conseguir atender a todos, mas agora está bem tranquilo e está sendo muito gratificante, pois é algo que fazemos com amor”, destacou. “É sempre bom praticar o voluntariado e estar ajudando as pessoas”, finalizou.

As oficinas de Drinques e Coquetéis e Salgados para Festas atraíram um público de 69 pessoas, que puderam adquirir conhecimentos e técnicas no setor de Alimentos e Bebidas. Coquetéis Regionais como “Revoada dos Guarás”, “Fonte do Ribeirão”, “Ilha do Amor”, “Fronhas Maranhenses” e “Um Sonho Rosa” foram apresentados aos participantes da oficina de Drinques e Coquetéis, que utilizou frutas e bebidas típicas do Maranhão em sua elaboração. Já na oficina Salgados para Festas, os participantes aprenderam a preparar receitas de quibe frito e coxinha de frango com catupiry, que podem ser comercializados no intuito de promover geração de renda às famílias. Vale destacar que as oficinas foram ministradas por instrutores do Restaurante Escola, e acompanhadas pelos alunos que estão sendo treinados para a Competição Senac de Educação Profissional, evento que acontece este ano a nível nacional.
O Presidente do Sistema Fecomércio/MA em exercício, Marcelino Ramos Araújo, o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, e o superintendente da Fecomércio/MA, João Torres, prestigiaram o evento e visitaram os espaços em que aconteceram as ações de atendimento do Senac.


Equipes de trabalho voluntário do Senac:
