
SÃO LUIS – Entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro, o Senac Maranhão em parceria com a empresa Big Brain, promoveu a Formação STEAM, sigla da língua inglesa para Science, Technology, Engineering, Arts e Math (Ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), para os instrutores dos segmentos de gestão e informática de todo o Estado, com o objetivo de aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.

A empresa Big Brain é especialista em tecnologia, certificada em Microsoft e oferece soluções para o ensino pedagógico da tecnologia nas instituições. Em São Luís – MA, a empresa realizou, no Senac, um pacote de formações aos docentes, denominado “Plano de formação tecnológica”, que promove a transformação digital de forma processual, por meio das tecnologias Microsoft.
Com carga horária de 32 horas, durante a formação foram tratados assuntos como: conceitos STEAM com o auxílio das tecnologias Microsoft, experiências STEAM de vários níveis tecnológicos, aprendizagem com a metodologia STEAM, entre outros. No total, 20 instrutores participaram do treinamento, sendo 7 deles de São Luís, e 13 advindos das unidades de Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês e Bacabal.
O gerente do Núcleo de Ensino Tecnológico, Mauro Sérgio Diniz, falou sobre a importância dessa formação, “a metodologia STEAM permitirá que os professores adquiram conhecimento para utilizarem em suas áreas de formação e de atuação no Senac. Todo esse esforço é em prol de uma melhoria dos processos pedagógicos e procedimentos dos cursos ministrados pelos instrutores”, enfatizou.
Arlene Costa, Analista Pedagógica da Big Brain, é responsável pela formação, na oportunidade comentou, “nesse treinamento como um todo, estamos falando sobre a abordagem STEAM com os professores, para que eles possam aplicar essa metodologia nova com os alunos e facilitar o processo de aprendizagem deles. A formação possui muita prática, então estamos sempre colocando a mão na massa e aplicando os conceitos que estão sendo estudados aqui”, afirmou.

Texto: Ester Ramos
Revisão: André L. Souza