
Foto: Alexandre Brum
De 8 a 10 de agosto (terça a quinta) a culinária maranhense preencherá os salões dos Restaurantes-Escola de Brasília durante a Semana de Gastronomia Regional, evento promovido pelo Departamento Nacional do Senac (DN), que neste período recepciona o Departamento Regional do Maranhão (DR/MA).
O coco babaçu é o tema central da Semana de Gastronomia Regional de 2023
Foto: Alexandre BrumNo destaque cosméticos produzidos artesanalmente a base de coco babaçu.
O evento busca levar a gastronomia, o artesanato, a cultura e os atrativos turísticos ligados a cada estado brasileiro, é um momento também de conquistar paladares com novos sabores sem esquecer da promoção da capacitação de profissionais e alunos que fazem o intercâmbio de informações entre as unidades pedagógicas participantes.
Nos dias 08 e 10 de agosto, os pratos regionais do Maranhão serão apresentados aos frequentadores dos Restaurantes-Escola do Senac Downtown DF e do Senado no serviço tipo menu executivo, tendo estes que escolher: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.

Foto: Alexandre Brum
Já no dia 09 de agosto, no Restaurante-Escola do Senac localizado no Anexo IV, da Câmara dos Deputados, a comunidade, parlamentares e comensais poderão desfrutar das iguarias maranhenses com o serviço de buffet livre, onde poderão conhecer todas as opções apresentadas no cardápio do dia. Nesta ocasião estarão presentes o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac do Maranhão, Maurício Aragão Feijó e o Diretor Regional do Senac Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, acompanhando a apresentação e desempenho da equipe de profissionais da sua região e poderão cumprimentar os parlamentares que se fizerem presentes.
Os sabores do Maranhão no cerrado
Caldo de sururu, um fruto do mar de sabor marcante e pouco conhecido.
Foto: Alexandre BrumPatinhas de Caranguejo, outra iguaria que estará presente em Brasília.
Foto: Alexandre BrumCheesecake com calda de juçara com sablée de mesocarpo de babaçu.
Foto: Alexandre Brum
O menu gastronômico maranhense terá como tema o coco babaçu, um fruto que na culinária utiliza-se desde sua amêndoa, o óleo, o azeite e até a sua farinha conhecida como mesocarpo, para produção de sobremesas. Coube ao Chef de Cozinha e instrutor Samuel Mendes assinar um ousado cardápio, que traz o babaçu com frutos do mar, peixes, chocolate e coco, tudo suavemente saborizado para não causar estranhamento aos paladares que terão novas experiências.
Parte deste cardápio será compartilhado com chefs, instrutores, alunos, ex-alunos, chefs convidados durante a aula-show que acontecerá no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac/DF, na noite do dia 10 de agosto. Na aula exibição os Chefs mostrarão o preparo do arroz com cuxá e da pescada maranhense, além de ensinar o prepara do cookie de mesocarpo de babaçu com gotas de chocolate.
A peixada maranhense com azeite de coco babaçu e o arroz com cuxá serão preparados na aula-show.
Foto: Alexandre BrumQuem assistir a aula-show também verá o preparo do cookie de mesocarpo de babaçu com gotas de chocolate
Foto: Alexandre Brum
Além do chef, a comitiva do Maranhão conta com o instrutor de cozinha Franceildo Silva; os sub-chefs de cozinha Igor Barros e Naiana Vieira, esta especialista em confeitaria. Nos salões, os Mâitres Edson Pereira e Aldo Martins farão as honras das apresentações e serviço dos menus. A Gabriela Vasconcellos, Gerente de Negócios coordenará toda a equipe.