
Foto: Alexandre Brum
O Senac Maranhão iniciou a contagem regressiva para o início da Semana de Gastronomia Regional DR Maranhão, que acontecerá nos dias 10 e 11 de maio, no Restaurante-Escola do Senac Downtown, no Rio de Janeiro.
A Participação do Maranhão no evento
Desde 2016, o Senac Maranhão participa do evento levando iguarias da culinária e cultura maranhense. Este ano, participaremos da Semana de Gastronomia Regional no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 11 de maio, e em Brasília, entre os dias 8 e 11 de agosto.
O babaçu é o tema principal da apresentação do Maranhão. A planta estará presente em diversos aspectos da participação da equipe, desde os pratos típicos até a decoração do ambiente. Além dele, outros elementos do estado estarão representados na apresentação, como seus pontos históricos, belezas naturais e especiarias locais.
Para saber mais sobre como o Senac Maranhão pretende rechear a programação do evento com várias especificidades presentes na cultura, natureza e culinária maranhense, acompanhe a série de reportagens “Maranhão na Semana de Gastronomia”, que estará disponível toda terça-feira, no site do Senac Maranhão, de hoje até o início do evento no Rio de Janeiro. Saiba tudo sobre o cardápio, a decoração e a equipe de profissionais que fará essa edição ainda mais especial.

Foto: Alexandre Brum
Semana de Gastronomia Regional
O evento intitulado Semana de Gastronomia Regional, que acontece nas unidades dos Restaurantes-Escola do estado do Rio de Janeiro e no Distrito Federal, tem por objetivo dar visibilidade à culinária, turismo, artesanato e cultura dos estados participantes e também conquistar paladares, disseminar conhecimento e promover a capacitação de profissionais e alunos, é promovido pelo Senac Nacional desde 2013.
Cada Semana de Gastronomia Regional recebe um Restaurantes-Escola dos diversos estados. A sua equipe apresenta um tema central, que aborde questões culturais, sociais, entre outras, e em torno desta temática desenvolve e apresenta produtos, cardápio e itens de decoração.
Os Chefs-instrutores do Senac de cada Departamento Regional produzem e oferecem ao público pratos típicos de seu estado. Além do serviço nos salões do restaurante há a promoção de uma aula-show, em que o modo de preparo de um dos pratos que foi servido é apresentado a outros chefs de cozinha e alunos. Desta forma, o Senac promove o intercâmbio da culinária brasileira das diferentes regiões do país, permite a troca de conhecimentos, boas práticas profissionais desenvolvendo e aprimorando as competências de seus chefs e alunos, destacando o know-how da instituição neste segmento.
