A história dos livros e das bibliotecas é uma história de resistência. Ao longo dos séculos, ambos estiveram à mercê de guerras, censuras, disputas de poder e do desgaste natural. Com o advento da tipografia e da fabricação dos livros em série, as bibliotecas assumiram sua natureza social política, laica e democrática. Atualmente, mesmo com a cultura e tradição oral, e a falta do hábito de frequentar bibliotecas e de ler, existe o engajamento de setores da sociedade para apoiar a leitura, a fim de resgatar valores de amor e respeito aos livros.
Sabendo que a biblioteca precisa manter-se como um espaço de possibilidades e acesso, buscando promover a leitura e privilegiar o leitor, o Senac em Imperatriz, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal do Maranhão (IFMA), realiza, dia 24 de fevereiro, no terminal de integração de Imperatriz, o projeto Parada Literária, que tem como objetivo fomentar o hábito da leitura dos usuários que frequentam o terminal de integração.
Neste dia será disponibilizado no terminal um quiosque com livros de diversas áreas para empréstimo grátis, que serão carimbados pelo projeto, explicitando que a venda do material é proibida em sebos e livrarias. A locação não terá prazo estipulado para devolução, aos que desejarem levar um livro, basta apenas preencher um formulário.