Você está visualizando atualmente Ações conscientizam sobre o câncer de mama em Caxias e Bacabal

Tendo em vista o crescimento alarmante na incidência do câncer de mama, as unidades do Senac em Caxias e Bacabal realizaram no final do mês de outubro diversas ações referentes à conscientização sobre a importância de consultas e exames periódicos que objetivam sensibilizar os participantes sobre os cuidados com a saúde feminina. Dentre as atividades, destacam-se palestras sobre prevenção ao câncer de mama, em alusão ao Movimento Outubro Rosa, realizado em todo o mundo.enviar

No Senac em Bacabal, as palestras contaram com a participação de 200 alunos das turmas em processo da unidade, que puderam obter todas as informações necessárias sobre prevenção, diagnóstico, tratamento e dados do Ministério da Saúde sobre o câncer de mama. Além disso, as turmas de de Aprendizagem Comercial em Serviços de Vendas apresentaram uma peça teatral pontuando a importância sobre o diagnóstico e tratamento. O evento também sorteou duas consultas ginecológicas e dois exames de mamografia em parceria com a Clínica Cuidar, e proporcionou sessão de maquiagem ao público, desenvolvida pelas alunas do curso de Maquiador.

palestrante-convidadaAs palestras foram ministradas pelas instrutoras e enfermeiras Mara Arraes e Keiva Lima, que possuem experiência nos cuidados sobre o câncer de mama, e contaram com a participação de Dannyelle Belfort, uma bacabalense que foi diagnóstica com câncer de mama aos 28 anos e venceu as complexidades da doença. “Durante as palestras que ministro ou nas quais participo, busco sempre repassar toda minha experiência dolorosa com o diagnóstico e tratamento do câncer de mama, pois em julho deste ano, com apenas 28 anos, descobri a doença e de imediato fui acolhida pela família e amigos durante o tratamento”, declarou. “Minha intenção é motivar e conscientizar a todos sobre a necessidade dos cuidados com a saúde da mulher e evitar o aumento de incidência da doença”, completou.

Para a aluna do curso de Cuidador Infantil, Joelma Cantanhede, palestras como essas são muito importantes para que todos possam estar cientes da importância da prevenção do câncer de mama. “Pudemos esclarecer nossas dúvidas e aprender bastante sobre as formas de diagnóstico e tratamento.  Tenho certeza que a partir de hoje terei ainda mais cuidado com a minha saúde”, disse.

enviar-2

Em Caxias, a palestra educativa “Prevenção do câncer de mama” contribuiu com a formação do aluno ao disseminar informações e conhecimentos, no âmbito da Educação Profissional objetivando a sensibilização sobre a importância da saúde da mulher e da prevenção do câncer de mama. dscn3883A palestra foi ministrada pela instrutora na área da saúde do Senac, Andrea Samara, e contou com a presença de 80 pessoas, sendo alunos, instrutores e servidores da unidade.

A palestrante explicou que o câncer de mama começa com a divisão e a reprodução desordenada das células da mama, causando nódulos que podem ser malignos ou benignos e, embora o câncer de mama seja tratável, nem todos os casos podem ser curáveis, por isso, quanto antes for diagnosticado, maiores serão as chances de cura. “O câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros, e embora ele seja uma doença grave, pode ser curado, desde que seja feito a detecção precoce”, ressaltou a instrutora e palestrante.

Outro tema debatido na palestra foi a prevenção, que pode ser feita através de autoexame das mamas, exame clínico das mamas realizado por um médico ou enfermeira, e realização de mamografia. dscn3839“O mês de outubro vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Esse movimento ajuda a conscientizar as mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença e também a desmistificação quanto o assunto, pois quanto mais falarmos, mais saberemos lidar e encontrar apoio”, enfatizou a supervisora educacional da unidade, Ângela Santos.