Com qual roupa eu vou? Essas e outras perguntas são feitas por diversas pessoas antes de ir a uma entrevista de emprego. Parece ser simples, mas a escolha certa poderá fazer toda diferença no momento do recrutamento. Tons escuros ou claros? Com ou sem detalhes? Curta ou longa? As dúvidas são frequentes, mas ter uma orientação de um especialista e conhecer o perfil da empresa sempre ajuda na escolha.
Segundo os especialistas, não existe um padrão a ser seguido. O importante é ter bom senso na escolha da vestimenta, de acordo com a vaga pretendida e o ambiente em que irá trabalhar. “Imagem pessoal é necessário, engloba desde o vestuário até os acessórios”, destacou Rosângela Martins, assessora técnica do Serviço de Encaminhamento do Senac no Maranhão. No caso das mulheres, os acessórios devem ser escolhidos com cautela em relação aos demais itens. Nada de exagero! A maquiagem deve ser leve, para que não chame atenção.
Para determinados cargos, alguns cuidados devem ser tomados. Em empresas do ramo alimentício como restaurantes, lanchonetes e bares, a higienização deve ganhar destaque. “Por se tratar de segmentos que trabalham diretamente com alimentos, a higiene é a chave principal”, frisou Rosângela. Neste caso, as mulheres devem optar pelo cabelo amarrado e unhas curtas. Roupas claras é o ideal, tanto para os homens, quanto para as mulheres. O candidato que possuir aparelho ortodôntico deve optar por utilizar ligas de uma única cor, para não chamar atenção.
O uso do terno ainda é comum, pois além de ser elegante, é discreto e combina em qualquer entrevista. Os homens podem usar camisa social e jeans, desde que seja um modelo tradicional e sempre com um sapato social. Conhecer os valores e a missão da empresa sempre será a melhor opção antes de escolher a roupa a ser usada. É através do Serviço de Encaminhamento que o Senac realiza, todos os dias, a intermediação entre os alunos egressos do Senac e as oportunidades existentes no mercado de trabalho, orientando e dando dicas a cada aluno.
Confira abaixo o que deve ser evitado na composição da vestimenta.
– Roupas amassadas;
– Pulseiras e acessórios coloridos;
– Regatas, camisetas;
– Roupas que marquem o corpo;
– Maquiagem forte;
– Brilhos;
– Saias curtas;
– Decotes, tomara-que-caia;
– Abusar das estampas;
– Transparência;
– Piercing.