No momento, você está visualizando Semana da Gastronomia Regional apresenta culinária maranhense em Brasília
Buffet maranhense servido no Restaurante Senac da Câmara dos Deputados, durante a Semana de Gastronomia de 2024. Imagem: Arquivo.

De 11 a 14 de agosto, Brasília será palco de uma verdadeira imersão na cultura e culinária maranhense durante a Semana de Gastronomia Regional, promovida pelo Departamento Nacional do Senac. Em sua sexta participação no evento, o Senac Maranhão levará à capital federal pratos típicos e elementos culturais marcantes, como os tradicionais azulejos portugueses que compõem a paisagem histórica de São Luís, cidade conhecida como a “Cidade dos Azulejos”.

A programação começa no dia 11 de agosto, com uma aula-show no Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac em Brasília, onde os chefs Igor Barros, Jorge Lucas e Leonardo Sabino apresentarão um cardápio repleto de sabores marcantes, com destaque para frutos do mar, temperos típicos e frutas da região.

De 12 a 14 de agosto, os Restaurantes-Escola do Senac em Brasília apresentarão no cardápio pratos tradicionais do Maranhão, como o famoso arroz de cuxá, o caldo de sururu, a casquinha de caranguejo e o pudim de cupuaçu, todos preparados pelo chef Igor Barros e sua equipe. As receitas exaltam a diversidade de influências da culinária maranhense, marcada pela fusão de elementos africanos, indígenas e portugueses.

Além de promover a gastronomia local, o evento evidencia o papel pedagógico dos Restaurantes-Escola, que aliam teoria e prática nos cursos de Gastronomia, Turismo e Hospitalidade. Para os alunos, esses espaços representam a vivência real do ambiente profissional, favorecendo a formação de excelência.

Para a Gerente do Restaurante-Escola do Maranhão, Gabriela Vasconcellos, participar da Semana de Gastronomia é uma oportunidade de promover identidade e pertencimento:

“É sempre um orgulho levar a cultura do Maranhão para ser conhecida por outras pessoas. Proporcionar a degustação da nossa rica gastronomia é muito importante, pois reforça as nossas raízes, e, através do evento Semana de Gastronomia do Senac, temos a oportunidade de despertar a curiosidade das pessoas pela nossa gente, pela cultura de uma forma geral”, afirma.

Quadro de Serviços:

11/08 – Aula-show de abertura
Local: Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac em Brasília
Horário: a partir das 19h (necessário realizar inscrição prévia)

12/08 – Almoço no Restaurante-Escola Senac Downtown Brasília
Endereço: Setor Bancário Norte, Quadra 1, Bloco B, nº 14 (Prédio da CNC)
Serviço: À la carte (menu executivo)

Horário: 12h às 15h

13/08 – Almoço no Restaurante-Escola Senac na Câmara dos Deputados
Endereço: Praça dos Três Poderes, Anexo IV, 10º andar
Serviço: Buffet livre

Horário: 12h às 15h

14/08 – Almoço no Restaurante-Escola Senac no Senado Federal
Endereço: Praça dos Três Poderes, Anexo II
Serviço: À la carte (menu executivo)

Horário: 12h às 15h