Teve início hoje, 15, e prossegue até a próxima sexta-feira, 18, a Semana da Gastronomia Regional do Maranhão em Brasília, promovida pelo Senac e que objetiva promover a atuação da Instituição nos restaurantes-escola, empresas pedagógicas nas quais os alunos têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão, complementando o conhecimento adquirido em sala de aula. Os pratos regionais do Maranhão foram o destaque do cardápio de hoje no Restaurante Escola do Senac na Câmara dos Deputados (anexo IV) e chamaram a atenção pelo sabor e diversidade.
No primeiro dia do evento, cerca de 260 pessoas estiveram presentes no restaurante e puderam degustar bebidas típicas do Maranhão como os licores de jenipapo e cupuaçu, guaraná Jesus e a Tiquira (aguardente produzida a partir da mandioca), além do cardápio servido no buffet. Animada com a cultura e culinária maranhense, a funcionária pública, Matiê Nogi, não economizou nos elogios ao que foi apresentado durante o almoço. “Tenho amigos maranhenses e já tive o prazer de visitar o Estado, e é muito bom ter esse gostinho novamente. Amei tudo! Desde a entrada decorada, a recepcionista caracterizada até os pratos maravilhosos”, declarou. Para Matiê, o creme de bacuri foi a grande atração do buffet. “Ainda não tinha experimentado e achei divino!”, completou.
A peixada maranhense com arroz de cuxá foi oferecida como o prato principal do buffet e agradou ao público do restaurante. Esta e outras opções foram preparadas pelos instrutores, chef’s do Restaurante Escola do Senac, Júnior Lisboa, Thaynara Gaspar e Andrew Costa, que já estão trabalhando nos cardápios a serem servidos nos próximos três dias de evento.
A decoração do ambiente ficou por conta do charme dos azulejos de São Luís, do brilho do bumba-meu-boi e da alegria do fofão (personagem típico do carnaval maranhense). Livros e indumentárias também fizeram parte da exposição que encantou os frequentadores do restaurante. Nesta quarta-feira, 16, acontece o almoço de apresentação do evento aos parlamentares do Congresso Nacional, no mesmo local de hoje, com a participação do Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes.




