No momento, você está visualizando Restaurante – Escola do Senac atrai pessoas de todos os lugares
Fachada do Restaurante -Escola do Senac localizado na Rua de Nazaré – Centro. Foto: Arquivo fotográfico.

SÃO LUÍS – Na qualidade de entidade formadora de profissionais, o Senac tem papel importante na valorização de técnicas, habilidades, atitudes e conhecimentos vinculados às atividades laborais. Nesse sentindo, a Instituição tem participação ativa no fomento da educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo, e grande destaque na área da gastronomia.

Esse segmento que, por vezes, desperta o interesse de muitas pessoas pela procura em provar sabores da comida regional ou de pratos clássicos da gastronomia internacional reúne diversas pessoas de vários lugares. A cozinha brasileira, para a maioria, possui sabores característicos de um tempero que somente os brasileiros conhecem e que ao mesmo tempo se diversifica a partir do que cada um atribui ao cozinhar, o que pode ser substanciado por “um toque especial”.

Para Thiago Castanho, no livro “Repertório de Sabores: Coletânea de receitas das Semanas de Gastronomia Regional do Senac de 2018” – evento que acontece há 7 anos como parte da promoção à culinária brasileira -, as pessoas tentam resumir a cozinha brasileira a ícones, a preparos de um alimento ou até mesmo em um tipo de bebida ou uma forma de cozinhar. O preparo de alimentos envolve técnica, criatividade e é caracterizado pela região do estado. Ou seja, a depender da cidade, há formas peculiares da composição de um prato.

Em São Luís não é diferente, o Senac utiliza temperos e técnicas que tornam o sabor marcante. Movidos pelo interesse em conhecer a gastronomia maranhense, turistas de vários lugares do mundo frequentam o Restaurante–Escola da Instituição. É o caso da antropóloga Jean Lave, formada pela Universidade de Harvard que, além de provar os sabores da capital, conheceu as dependências do Senac. “Nós começamos com um almoço muito gostoso, servido com muito cuidado e elegância e então fomos visitar a cozinha e conhecer esses profissionais. Foi então que tivemos essa surpresa de ver como tudo acontece. Seria interessante e, eu gostaria muito de passar 6 meses aqui fazendo o curso de Cozinheiro, para eu ver pessoalmente como se desenvolve esse processo de teoria e prática caminhando juntos, mas, em uma visita de meia hora e diante de tudo que vi e ouvi, achei muito impressionante o trabalho de todos aqui. Estão todos de parabéns”, elogiou.

Em visita às dependências do Restaurante -Escola, pesquisadores, antropólogos e servidores do Senac registram momento. Foto: Coordenação do Restaurante -Escola.
Em preparo de alimento, o chefe de cozinha Júnior Lisboa demonstra habilidades. Foto: Arquivo fotográfico.

O sucesso da culinária do Senac, assim como o ensino ministrado aos seus alunos, atribuído por Jean, é resultado de muito esforço para oferecer aos seus clientes/amigos uma alimentação saborosa. “Nem sempre os clientes que frequentam o Restaurante pela primeira vez, sabem que se trata de uma escola. É gratificante constatarmos a reação deles, quando relatamos a finalidade de nossa Instituição e apresentamos nossas instalações, explicamos a eles nossa metodologia. Eles percebem a importância do trabalho desenvolvido pelo Senac no segmento de Gastronomia tanto em relação à capacitação dos alunos em formação para o mercado, quanto ao nosso papel para o cenário do turismo na cidade de São Luís”, enfatizou a coordenadora pedagógica do Restaurante-Escola, Adriana Mesquita Lima.

Essa atenção voltada para o turismo é incentivada durante as aulas ministradas aos alunos da área da gastronomia, o que permite que novos profissionais continuem a valorizar o sabor regional. “O Restaurante-Escola do Senac, além de ser um espaço que forma mão-de-obra para o setor hoteleiro, também é um atrativo cultural, turístico e gastronômico. Aqui as pessoas podem se deliciar com uma culinária única e de sabor marcante e um atendimento diferenciado feito por alunos capacitados que desenvolvem técnicas de serviço supervisionados pelos instrutores. Recebemos visitas de turistas do mundo todo, de países como França, Alemanha, Portugal e do Brasil também, de estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro. E, em sua maioria, falam muito bem sobre nossa Instituição, fato constatado inclusive em um grande site de turismo, no qual figuramos entre os 3 melhores restaurantes do estado do Maranhão”, lembrou o maître Edson Pereira.

Segundo os sites voltados para a divulgação de bons restaurantes em, ao menos três, o Senac aparece como uma das opções para quem deseja ter uma boa alimentação, com um excelente atendimento e conforto. São eles: “Viaje na viagem”, “Esse mundo é nosso” e “Inda vou lá” (https://www.indavoula.com.br/melhores-restaurantes-de-sao-luis/.

Esses sites estimulam a procura por locais que tenham um diferencial ao preparar seus alimentos, o que permite garantir seu destaque. É o que conta a coordenadora do curso de Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOSTE -, Lavínia Raquel Martins. “ Eu achei a gastronomia maranhense muito interessante, de um paladar muito diferente da que normalmente eu estou habituada aqui na região sul. Mas, acredito que a cozinha do Senac possua esse diferencial, pois os alimentos estavam muito bem preparados, com um sabor que permitia retirar o gosto do alimento consumido anteriormente, como foi o caso do suco de “Cupuaçu”, acrescentou.