No momento, você está visualizando Projeto Integrador beneficia creche comunitária em São Luís

DSCN2572

“Parece que estou em outro ambiente”. Foi assim que Valdiene Oliveira do Nascimento, diretora da creche ADAPI, descreveu a sala decorada com itens confeccionados pelas alunas do curso de Costureiro do Senac em São Luís. A ação, que aconteceu na manhã da última sexta-feira (05), faz parte do Projeto Integrador, que possibilitou a elaboração e desenvolvimento de itens decorativos e úteis para creches comunitárias da região de maneira sustentável a um baixo custo, possibilitando um ambiente mais confortável para alunos e instrutores. “Agora temos um ambiente que vai oferecer um serviço melhor e só temos a agradecer e parabenizar o Senac e as alunas do curso”, concluiu a diretora.

A creche comunitária ADAPI foi a instituição escolhida para receber o projeto “Emendando com Carinho”, título escolhido pelas alunas que, segundo elas, foi o nome que mais abraçou a ideia de usar tecidos que se tornam sobras em ateliês ou em malharias para proporcionar alegria nas instituições beneficiadas. Almofadas, cortinas, tapetes e aventais foram os itens produzidos durante o desenvolvimento do projeto. E para incrementar ainda mais, a aluna do curso, Wang Fe Mey, confeccionou as “almofadas monstros”, elaboradas com tecidos reutilizados. “Eu já fazia algumas pelúcias, mas nada muito grande, e achei a proposta de fazer almofadas para crianças muito interessante”, contou.DSCN2541

No desenvolvimento do projeto, as alunas perceberam que a creche necessitava de cortinas, almofadas para colocar nos bancos, e um tapete, além de uma uniformização para os professores, como aventais, para identificá-los e também para levantar sua autoestima. Para uma das professoras da creche, Gleiciane dos Santos, a ideia do avental foi muito criativa. “Adorei o avental, tem bolso que é bem prático, além do ajuste regulável na alça, que achei uma excelente ideia”, disse.

20160805_091522A atitude colaborativa foi um dos pontos positivos destacados pela instrutora do curso, Rose Paixão. “A turma passou a ser um todo, todas elas saíram daqui com as marcas formativas do Senac, como visão crítica, atitude sustentável e no caso da creche, nós pensamos em ampliar isso para o cunho social, auxiliando uma instituição comunitária, e foram as próprias alunas que começaram a observar as necessidades da creche”, comentou.

O curso de Costureiro, além de incentivar atitudes sustentáveis para o mundo da costura, também ofereceu mais qualificação para profissionais já formados, como é o caso da aluna Wang Fe Mey, formada em Têxtil e Moda pela USP. Ela disse que uma das defasagens do curso superior é a área prática. “Na universidade, nós aprendemos modelagem, mas costura e acabamento não eram atividades práticas muito desenvolvidas. Eu entrei no curso do Senac justamente com a ideia de conseguir aprimorar as minhas técnicas de costura e eu vejo que eu consegui mais do que isso”, afirmou.

20160805_093854
Com carga horária de 212h, o curso de Costureiro prepara o aluno para tornar-se um profissional de moda, que a partir de moldes pré-definidos, corta, costura e monta peças completas do vestuário, aplicando as técnicas para tecidos planos, observando o sentido do fio do tecido e a sequência operacional. O costureiro poderá atuar em fábrica de confecções utilizando moldes pré-definidos para cortar, costurar e montar peças completas do vestuário ou ainda desenvolvendo suas atividades de forma autônoma ou em grupo de trabalho (associação e cooperativa).

DSCN2540