No momento, você está visualizando Palestra “Afinal, o que é Libras?” acontece no auditório do Senac no Maranhão

Para sensibilizar a comunidade em geral sobre a inclusão social das pessoas com deficiência auditiva foi que o Núcleo de Idiomas do Senac no Maranhão, realizou na tarde de ontem, 04, a palestra “Afinal, o que é Libras?”. O evento contou com a participação de alunos, instrutores e  comunidade em geral. Ao todo, 70 pessoas estiveram presentes no auditório da Instituição.

A palestra enfatizou o verdadeiro significado da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Além de falar sobre a trajetória, legislação e conceitos básicos da Libras, a palestra apresentou o contexto histórico da linguagem de sinais através dos conceitos filosóficos ao público presente.

Segundo John Bulwer, filósofo e medico britânico, por exemplo, a língua gestual é importante para educação dos surdos. Com essa mesma perspectiva educacional, a palestrante e instrutora do curso de Libras do Núcleo de Idiomas, Georgélia Montalvane, ofereceu algumas orientações de comunicação com as pessoas surdas. “Se não sabemos nos comunicar com pessoas portadoras de alguma deficiência auditiva, devemos ter o auxílio de um intérprete, pois só assim não causamos nenhum mal entendido entre ambas as partes”, destacou.

Dicas

– Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Muitas fazem a leitura labial, outras usam a Língua Brasileira de Sinais – Libras.

– Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual. Se você desviar o olhar, a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.

- Se você souber alguma linguagem de sinais, tente usá-la. Se a pessoa surda tiver dificuldade em entender, avisará. De modo geral, suas tentativas serão apreciadas e estimuladas.

 – Nem sempre a pessoa surda tem uma boa dicção. Se tiver dificuldade para compreender o que ela está dizendo, não se acanhe em pedir para que repita.