Você está visualizando atualmente Maquiagem na terceira idade é tema de projeto em Caxias

O mercado dos cosméticos cresce a cada dia, lançando marcas e produtos de beleza. Entre eles, destaca-se a maquiagem que serve para corrigir, valorizar traços e principalmente elevar a autoestima. As maquiagens são encontradas com facilidade em lojas de cosméticos, farmácias, perfumarias, lojas virtuais e supermercados. Entre a variedade de marcas, nacionais e importadas, foi observado, no entanto, que a propaganda com maquiagem tem um enfoque pequeno para o público idoso.

Nesse contexto, os alunos de Maquiador do Senac em Caxias realizaram na última sexta-feira, 26, o encerramento das aulas com o projeto “Atendimento à diversidade em maquiagem”. Nesse trabalho,DSCN1805 a turma apresentou aos participantes do evento a importância do profissional, destacando a maquiagem como uma grande aliada da mulher, já que reflete sua imagem e personalidade.

O projeto ampliou a visão dos envolvidos sobre o perfil do maquiador e a atuação desse profissional na sociedade, provocando reflexões sobre o impacto do seu trabalho com todos os públicos ao realizar o procedimento de beleza. Por meio de pesquisas, entrevistas, dicas de profissional de saúde e aplicação de técnica para maquiagem, os alunos observaram que em anúncios e revistas de maquiagem são expostas imagens de mulheres jovens entre 18 e 30 anos, e como a maquiagem pode ser instrumento de valorização dos traços e elevação da autoestima, é importante que seja utilizada também com pessoas da terceira idade.

Para isso, os alunos desenvolveram um questionamento sobre o uso da maquiagem e pesquisa de campo sobre o atendimento a esse público no que se refere à maquiagem para a pele de pessoas na terceira idade e uso de cosméticos específicos para tratamento da pele do idoso. Ainda foi realizada uma aula prática com um grupo de idosas, trabalhando a maquiagem social, onde foram apresentadas técnicas de maquiagem para esse público.

DSCN1767Os alunos apresentaram ainda uma apostilha desenvolvida por eles, que descreve de forma detalha, simples e explicativa os cuidados que a pessoa idosa deve ter com a pele para realizar uma boa maquiagem e dicas para os diversos tipos de pele, ressaltando o bem estar pessoal. A instrutora Viviane Almeida ressaltou que o maquiador tem uma função muito importante junto aos seus clientes, pois esse profissional deve proporcionar os cuidados necessários para ajustar as qualidades de sua imagem pessoal.  “Em um mercado cada vez mais competitivo, a imagem pessoal nunca teve tanta importância quanto agora. Além dos aspectos comportamentais e experiência profissional, a aparência conta muito e a maquiagem sendo incorporada ao estilo pessoal ajuda a expressar a personalidade, portanto é importante que a pessoa esteja sempre preparada para as situações em que deverá ‘vender’ sua imagem e não desperdiçar essa grande prerrogativa feminina que é a arte de se maquiar”, declarou.

“O projeto foi muito importante pois o profissional da beleza precisa ter consciência da importância da imagem pessoal e de como ela afeta o senso de identidade das pessoas. Uma mulher maquiada denota mais organização e auto confiança. Uma maquiagem bem feita faz toda diferença e colabora positivamente na imagem e marketing pessoal, sendo uma ferramenta na composição da sua marca”, destacou a aluna Francisca Aurenívea.

A realização do evento proporcionou o conhecimento do manuseio correto dos produtos de tratamento, técnicas para realizar uma boa maquiagem e o desenvolvimento de competências e habilidades que permitem a esse profissional oferecer aos seus clientes um atendimento de qualidade compatível aos seus anseios.

DSCN1812

DSCN1829

DSCN1839