A ação social “Um Dia no Senac”, realizada no Senac em São Luís, contabilizou um público de mais de 800 pessoas, que foram atendidas com serviços de aferição de pressão, corte de cabelo, teste de acuidade visual, teste de glicemia, limpeza de pele com gourmerterapia e laserterapia e participaram de algumas das 40 turmas de oficinas distribuídas nas áreas de informática, saúde e beleza, produção cultural e meio ambiente, idiomas, aprendizagem e gastronomia. A ação ocorreu durante toda a sexta-feira, 15, e ofereceu uma programação completamente gratuita a todos.
O Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, incentiva ações como esta, já que o objetivo é justamente mostrar ao público que o aprendizado pode proporcionar muito mais que uma renda, mas a apropriação de técnicas de trabalho e vivências que serão utilizados durante muitas ocasiões. “É um prazer levar oportunidades de qualificação às pessoas, faz parte do que é o Senac”, comentou.
A estudante de gastronomia, Thaynara Ferreira, participou das oficinas de Aproveitamento Integral dos Alimentos e a de Brigadeiro Gourmet, duas das três oferecidas na área gastronômica. Segundo ela, a primeira contribuiu para pensar sobre o desperdício e sobretudo na possibilidade de repassar as técnicas, já que evitar a perda de alimentos consequentemente proporciona a produção de um número maior de material para a venda, por exemplo. “Vou procurar na programação do Senac mais cursos na minha área. Gostei do conteúdo apresentado, e eles podem acrescentar muito”, explicou.
Nesse sentido, mais uma ação social contribuiu para consolidar a missão do Senac: “Educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviço e turismo”. A programação completa do Senac para os meses de janeiro, fevereiro e março estará disponível ainda este mês para o conhecimento do público. A oferta de cursos novos e voltados para a geração de renda são destaque e tudo estará disponível por meio do site do Senac e através do telefone 3198-1515.