No momento, você está visualizando Itens de decoração reciclados são destaque na Semana do Meio Ambiente

Com o tema “E eu coDSCN1257editadam isso?”, a Semana do Meio Ambiente do Senac encerrou sua programação com oficinas e palestras com a proposta de incentivar as pessoas sobre práticas sustentáveis no dia-a-dia. Com foco nesta temática, alunos da turma de Técnico em Meio Ambiente apresentaram uma oficina de Materiais Recicláveis, na manhã de sexta-feira (10) no Senac em São Luís.

Os principais materiais utilizados foram objetos como garrafas pets, potes de sorvete, latas de metal, caixas de leite, litros de detergente e caixa de ovos. “O objetivo não é comprar os materiais, é realizar o trabalho de educação ambiental dentro das comunidades que utilizam desse recurso e vivem disso”, disse a instrutora do curso, Adelúcia Santos.

No bazar organizado pelos alunos, foram expostos artigos como cofres, porta-lápis com garrafas pets, bolsas de papelão, jarros, objetos de decoração, pá de lixo e vassouras, dando para eles uma utilização criativa, ao invés de simplesmente descartá-los no lixo. “O bazar de material reaproveitado, principalmente proveniente de coleta básica doméstica e comercial, que são o plástico, o papel, o metal e o vidro, ofereceram aos alunos uma oportunidade de desenvolver na prática a confecção desses materiais que devem ser reaproveitados”, concluiu Adelúcia.DSCN121editada

A reutilização desses materiais é uma das alternativas que podem ser adotadas para minimizar os impactos causados pelo lançamento de lixo na natureza. Para a bióloga e aluna do curso, Gracilene Lima, as atividades desenvolvidas foram extremamente importantes para ampliar seus conhecimentos voltados à questão ambiental. “Foi muito importante fazer parte desse trabalho de conscientizar a população sobre a maneira adequada do descarte correto desses materiais”, contou.

Já para outros alunos, a oficina foi uma continuação de projetos, como para o estudante Lucas Enoque, que já vinha desenvolvendo um trabalho semelhante na sua comunidade. “Essa oficina é uma maneira de conscientizar a comunidade a vir aqui no Senac, visitar a nossa exposição e ver que  podemos transformar objetos que iam para o lixo em itens que podem ser reutilizados”, disse.

FotorCreated15

 

FotorCreated16