Você está visualizando atualmente I Seminário de Educação Profissional do Senac aborda Educação 4.0

SÃO LUÍS – No intuito de aprimorar a qualidade profissional de supervisores educacionais e instrutores, o Senac promoveu na última quarta-feira, 17, o I Seminário Senac de Educação Profissional: Desafios e Perspectivas na educação 4.0 para o mundo do trabalho. O evento teve como objetivos debater sobre a mudança de paradigmas na educação profissional e aperfeiçoar a atuação de seus instrutores em sala de aula. Durante a manhã, o Seminário contou com palestras dos professores João Batista Bottentuit Júnior e Thiago Ferreira no Auditório Hotel Sesc Olho D’água. Já pela tarde, as palestras foram ministradas pelas professoras Ana Beatriz Rocha Lima e Karen Glauce Guterres no Auditório Elias Bufaçal, localizado na sede administrativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, na Av. dos Holandeses. 

Na solenidade de abertura, estiveram presentes o Presidente do Sistema Fecomércio/MA, José Arteiro da Silva, o Diretor Regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes, a Diretora Regional do Sesc, Rutineia Amaral Monteiro e a Diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira da Silva. A diretora regional do Sesc, Rutineia Amaral Monteiro, destaca que tanto no SESC quanto no SENAC, o fazer e o uso de tecnologia na educação é fundamental. “Estamos em um mundo tecnológico, onde as pessoas nascem com a tecnologia. Por isso, é preciso que a gente tenha um conhecimento de como utilizá-la”, ressaltou.

Para o professor João Batista Bottentuit, o evento é uma oportunidade de capacitação e troca de conhecimentos entre os profissionais da área da educação. “Metodologias estão sendo pensadas para que nosso aluno seja o protagonista da sua aprendizagem. Iniciativas como a do Senac fomentam cada vez mais a capacitação e preparo dos professores para enfrentarem estes grandes desafios que são de introduzir tecnologias e metodologias no seu cotidiano”, pontuou.

O Seminário também proporcionou aos participantes novas perspectivas sobre a utilização de metodologias ativas e novas tecnologias na educação profissional. O Diretor Regional do Senac, José Ahirton Batista Lopes, destacou a integração entre Sesc e Senac. “É preciso que estas pessoas estejam falando a mesma linguagem em sala de aula, ou fora dela, e acompanhando a evolução das tecnologias que acontecem no mundo”. Além disso, o diretor ressaltou a importância entre as equipes das instituições. “É importante que isso aconteça, pois, afinal de contas, são instituições que devem falar a mesma linguagem”, completou.