No momento, você está visualizando I Semana de Saúde e Bem-estar tem início em São Luís
Oficina sobre os “Cuidados com os Pés dos Diabéticos” ministrada pelo enfermeiro – Diego Raí.

SÃO LUÍS – Começou, no dia 17, a I Semana de Saúde e Bem-estar com programação que se estende até o dia 20 nas dependências do Senac. Na segunda-feira, os alunos do curso de Cuidador de Idoso e o público em geral, puderam participar da oficina “Cuidados com os Pés dos Diabéticos” e conferir a “Exposição de Barbearia”, que trouxe informações sobre o a evolução das técnicas de barbearia assim como tendências de mercado.

Plateia atenta ao palestrante, Diego Raí, durante sua fala sobre a prevenção do suicídio.

A conscientização sobre a necessidade de uma atenção maior às questões de saúde e bem-estar foi ressaltada durante a programação do primeiro dia e mostrou que o cultivo de novos hábitos e cuidados simples podem ajudam na manutenção de uma vida salutar. “Dividimos a oficina em dois momentos: primeiro falamos na teoria o porquê de determinados cuidados e os motivos que levam a amputações e em seguida vamos para a parte prática com a aplicação de testes de sensibilidade e alguns cuidados que tratamos na etapa inicial”, disse o responsável por ministrar a oficina sobre os “Cuidados com os Pés dos Diabéticos”, Diego Raí. “A oficina foi muito importante para entendermos que aspectos devem ser levados em consideração no momento dos cuidados que teremos que adotar com os idosos. A prevenção é sempre o melhor remédio e saber reconhecer sinais de que algo não vai bem é essencial para conseguir remediar uma situação que pode ocasionar um dano maior se não tiver a devida atenção que merece”, afirmou a aluno do curso de Cuidador de Idoso, Maria da Natividade. 

Na manhã do dia 18, o tema tratado, por meio de palestra, foi o suicídio. O assunto que ganha destaque neste mês que ficou conhecido como “Setembro Amarelo” por trabalhar na prevenção do ato. “A nossa ênfase maior foi no suicídio cometido por adolescentes e jovens adultos, pois estes grupos tem apresentado um alto nível de propensão ao ato. Vamos trabalhar fatores de risco como o bullying, cyberbullying e divulgação de nudes porque são situações que afetam muitos jovens que acabam sendo acometidos pela depressão ou pela ideia de cometer suicídio”, ponderou o enfermeiro e palestrante, Diego Raí. “Palestras como estas são fundamentais para fazer um alerta e orientar na prevenção do suicídio. Um conhecido meu tentou se matar após o término de um relacionamento e procuramos ajuda especializada de imediato. Hoje ele está bem, mas precisou de um acompanhamento”, comentou a uma participante da plateia – Lili Ahid.

Para quem ficou interessado, ainda é possível participar do workshop que tratará da “Saúde do Couro Cabeludo”, que acontece hoje, 19 (quarta-feira), às 14h; e da oficina de “Massagem Relaxante”, que será realizada amanhã, 20 (quinta-feira), às 14h. O evento é gratuito e aberto ao público. Para outras informações, entre em contato pelo telefone 3198-1515.