Foi na França que a combinação entre vinho e queijo ganhou força e tornou-se tradicional. O queijo é um alimento que remete à antiguidade. De gregos a egípcios, as técnicas de sua produção foram sendo aprimoradas a partir de testes com leites de vaca, ovelha, cabra e búfala. Na Idade Média, com os monges dos mosteiros beneditinos, especialmente na França, a produção do queijo solidificou-se e desenvolveu-se a ponto de diversificar massivamente o produto. Sendo os franceses os maiores e mais tradicionais produtores de vinho do planeta, a combinação entre ambos se deu quase que naturalmente.
Abordando a harmonização entre vinhos e queijos, os alunos do curso de Garçom apresentaram no último dia 17 o Projeto Integrador “Exposição: Viagem ao Mundo dos Queijos e Vinhos”, na área de vivência do Restaurante Escola. A exposição teve como objetivo, proporcionar aos participantes conhecimentos relacionados à fabricação e variedade de vinhos, e à harmonização entre estes e os variados tipos de queijos existentes.
“A cada turma realizada, percebemos a importância do Projeto Integrador enquanto uma Unidade Curricular realmente diferenciada, que permite ao aluno exercitar, ainda com o curso em andamento, uma vivência profissional alinhada com a realidade de mercado”, destacou a instrutora Gracenilde Ferreira.
Quando os alunos definiram esta temática como projeto, os instrutores do curso iniciaram um acompanhamento do empenho da turma em pesquisar e dominar o assunto, em trabalhar os detalhes da exposição como a decoração, o requinte no preparo da mesa, a escolha dos insumos, e verificar o quanto as competências foram exigidas e plenamente alcançadas.
A atividade estimulou situações para o desenvolvimento no mercado através dos conhecimentos adquiridos durante a qualificação, visando a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso. Ao final da exposição, a analista técnica do Banco de Oportunidades do Senac, Rosângela Martins, ministrou uma breve palestra aos alunos sobre o serviço de encaminhamento ao mundo do trabalho realizado pelo Senac.