A tarde de ontem, 02, foi de muita alegria para cerca de 500 concludentes de cursos oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec. Isso porque o auditório da FIEMA foi palco de uma grande solenidade de certificação que contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Para marcar presença no evento, mais de 170 alunos do Senac participaram do evento que recebeu ainda concludentes do Senai, Ifma e Senar.
Oradora da solenidade, dona Sueli Barros é beneficiária do Bolsa Família, mãe de dois filhos e estava desempregada quando surgiu a oportunidade de fazer um curso pelo Pronatec. O curso escolhido foi o de Auxiliar de Cozinha, oferecido pelo Senac, que garantiu qualificação e sua inserção no mercado de trabalho. “Temos a sensação de que a missão foi cumprida, uma etapa de nossas vidas acaba aqui, e estamos prontos para encarar os novos desafios no mundo do trabalho”, declarou. “Vencemos e não podemos nos acomodar, temos que fazer a diferença”, completou.

Em São Luís, já foram realizadas mais de 14 mil matrículas em 101 cursos desde 2012. Os cursos mais procurados são: Operador de Computador, Auxiliar Administrativo, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Costureiro e Almoxarife de Obras. Em todo o Maranhão, foram efetuadas mais de 75 mil matrículas, em 144 cidades.
A ministra Tereza Campello deixou sua mensagem aos presentes. “Esse é um momento de vitória. Vitória de cada um que se qualificou e me deixa muito feliz ver todos vocês assim, animados e otimistas com o desenvolvimento do nosso país”, afirmou. “É uma alegria constatar que hoje essa plateia aqui que será certificada, é formada, em sua maioria, de mulheres, mães, esposas, que muitas vezes vieram acompanhar a certificação de seus filhos, maridos, irmãos”, comemorou.
A solenidade contou ainda com a presença do Presidente do Sistema Fecomércio/MA, José Arteiro da Silva; do Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes; do governador do Maranhão; Flávio Dino; da secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andreia Lauande; do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista; e demais autoridades.

