Os alunos do curso de Artesão em Pintura em Tecido do Senac em Bacabal realizaram, na última segunda feira (15), a exposição “Arte em Mãos”. Nela, foi possível mostrar a todas as outras turmas as produções elaboradas durante o curso, que possui 160h de carga horária e prepara os alunos para dominar as técnicas de produção neste tipo de material.
A turma aproveitou a exposição de suas pinturas para conversar com o público, no sentido de valorizar suas obras e ainda destacar que o comércio e o setor de turismo são os maiores beneficiados com um trabalho minucioso e com foco nos temas regionais. Na ocasião, foram comercializadas toalhas, panos, passadeiras e outros tipos de tecidos coloridos com as artes elaboradas pelos próprios alunos.
O gerente do Senac em Bacabal, Josiane Fontenele, pontua que o foco do curso está no uso das competências adquiridas durante a carga horária cumprida. “O melhor é inserir os participantes no mercado de trabalho, em um setor que está sempre se renovando em ideias e em materiais sustentáveis. Hoje elas sabem que podem muito mais do que esperavam”, ressaltou.
O curso atrai participantes pela possibilidade de gerar renda, e também pelo resultado do trabalho, que agradou a aluna expositora, Engracia Costa Sousa. “Meu sonho era aprender a pintar porque eu sempre achei lindo comprar peças com pinturas de cada local que a gente viaja ou de um tema que agrada a todos como flores e animais”, destacou.
Mais sobre Artesão em Pintura em Tecido
As 160h de aula preparam os alunos para identificar os instrumentos da pintura em tecido, a dominar suas técnicas, a adequar as técnicas ao tipo de material, a confeccionar diferentes peças, a atuar no mercado de trabalho, agindo com ética profissional, a administrar sua produção distribuindo o tempo de acordo com as rotinas, materiais e equipamentos, a comercializar as peças produzidas sob encomendas e de livre criação, e também a apresentar comportamento ético em diferentes contextos.