No momento, você está visualizando Etapa regional prepara representante do Maranhão para as Competições Senac de Educação Profissional 2020

SÃO LUÍS – Desde 2016, o Departamento Nacional do Senac promove as Competições Senac de Educação Profissional, que visam valorizar a ação educacional e revelar talentos formados pela Instituição. Com etapas regionais e nacionais, o evento seleciona os representantes do Brasil na WorldSkills, a mais importante competição de educação profissional no mundo. Pensando nisso, o Senac realiza a edição estadual da competição, onde o escolhido representará o Maranhão em 2020 na disputa nacional, na categoria de Serviço de Restaurante.

A primeira etapa da seletiva, realizada em abril deste ano, contou com a participação de 15 inscritos. Nela, foram realizadas diversas provas, entre elas as dobras de guardanapos, a familiarização e identificação de destilados, a preparação de coquetéis clássicos e de mise-en-place, exigindo um alto grau de habilidade e inovação dos participantes. Ao final, foram selecionados dois finalistas, Rômulo Almeida e Pâmela da Conceição, que a partir de então passam por um treinamento intenso, sendo avaliados diariamente com critérios internacionais.

O instrutor do Restaurante Escola, Aldo Martins, destaca que os alunos fizeram o curso de Garçom por meio do Programa Senac de Gratuidade, e já estão no mercado de trabalho. “A gente consegue, nesse contato diário com eles, identificar os pontos necessários que precisam ser trabalhados. Esse momento é fundamental, em que nós selecionamos aquele aluno para que, no próximo ano, possa ter um bom desempenho e manter o Maranhão entre os melhores do Brasil”, afirma o instrutor.

A última etapa da seleção regional acontece em outubro, quando um dos candidatos será escolhido para representar o estado na competição brasileira, que será realizada em 2020 e reúne regionais de todo o país. Os ganhadores da disputa nacional irão para a 46ª WorldSkills, que acontecerá em Shanghai, na China, em 2021.