SÃO LUÍS – Durante todo a quinta-feira, 26, o Centro de Educação Profissional do Senac em São Luís recebeu diversas pessoas interessadas em aprender e trocar ideias sobre assuntos como Internet das Coisas, desenvolvimento de games, robótica, aplicativos híbridos e automação. O evento, que oportunizou esse momento interativo, foi idealizado pela Unidade de Tecnologia da Informação da Instituição e contou com a colaboração a de instrutores e alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e também da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos – AMAGames.
Com o objetivo de divulgar os novos cursos do Senac nos segmentos de Games, Robótica e Web por meio de ações educacionais como palestras, workshop e exposições, o projeto foi também uma oportunidade para apresentar profissionais que fazem parte do mercado maranhense nessa área e incentivar os interessados nesse universo tecnológico a buscar por novas qualificações.
Durante a programação, foi possível aprender como produzir games no workshop “Produção de Jogos com a poderosa Unity”, que contou com a participação do desenvolvedor de jogos e acadêmico de Engenharia da Computação, João Pedro. “Esse workshop é importante para disseminar o conhecimento dessa plataforma que não tem muito material em São Luís e é a mais utilizada no mundo para quem é desenvolvedor independente. É um momento também para incentivar a profissionalização nessa área porque existe a demanda e faltam pessoas para ocupar as vagas”, disse.
E algo muito importante na composição de um game é a sua trilha sonora. Além de ajudar na imersão do jogador, ela é substancial para passar a ideia de drama, suspense, ação ou qualquer outra emoção que se queira transmitir ao jogador. Pensando nisso, foi oferecido o workshop “Produzindo músicas para Games”, no qual os alunos puderam criar uma música junto com o instrutor e entender melhor como funciona o fluxo de criação do trabalho dos profissionais que trabalham nesse segmento. “O game é um jogo de interação entre homem e máquina, então necessita de uma imersão maior e a trilha ajuda nesse processo. Ela insere emoção na experiência”, comentou o produtor de música eletrônica e trabalhando no mercado de games há dois anos – tanto na área de jogos comercial como na educacional -, Reutmann Santos.
Gabriel Drummond, desenvolvedor de jogos independentes e estudante de Ciências da Computação, participou do evento ministrando o workshop “Unreal Engime 4: Desenvolvimento de jogos indie e profissionais”. “O evento serve para mostrar que aqui em São Luís já existem pessoas desenvolvendo esse tipo de jogo e que não é necessário ir para outro estado ou outro país procurar cursos nessa área”, afirmou.
A questão do mercado de trabalho foi um ponto ressaltado por profissionais presentes e uma das maiores curiosidades dos participantes. Afinal, há demanda? O que já vem sendo feito em São Luís dentro dessas áreas? Isaac Junior, professor de robótica e empresário que atua na área responde: “O mercado de São Luís é promissor. Existe uma demanda grande e não temos profissionais para suprir. A iniciativa da abertura desses cursos é importante para qualificar pessoas nas áreas de robótica, games e automação”, disse. Ele também compartilhou um pouco da sua experiência palestrando sobre a Internet das Coisas com o tema “IoT: O futuro já começou”.
Houve também a apresentação dos robôs que serão utilizados nos cursos e de criações independentes tanto na área de games como de robótica. “Os robôs estão começando a ficar mais acessíveis e estão invadindo a área comercial e educacional. É preciso incentivar e qualificar mais profissionais em robótica porque já tem procura”, explicou o professor Freedson Brusaca. “Eu achei muito interessante essa área destinada aos games, especialmente por saber que eles são desenvolvidos aqui no Maranhão. Fico empolgado com a ideia do Senac oferecer esses novos cursos e proporcionar essa capacitação para as pessoas interessadas na área”, comemorou o aluno da turma de Excel Avançado, Fábio Sandro.
A adesão, em grande parte, veio de pessoas com interesse em aprender para poder empreender. O participante João Pedro Mendes, acadêmico de Engenharia de Produção, exemplifica esse público. “Eu sou muito interessado por jogos e sempre tive vontade de saber programar para tentar desenvolver games e precisava de um incentivo. Esse evento veio justamente para me ajudar a consolidar alguns conhecimentos e esclarecer dúvidas”, falou. “A ideia dessas novas áreas surgiu em 2017 por conta de um Fórum de Informática que acontece em São Paulo e depois de novembro, quando voltamos, a ideia amadureceu e resolvemos colocar em prática o desenvolvimento desses cursos. Entramos em contato com faculdades e universidades que trabalham com esses temas para trocar ideias e montar os cursos que seriam inseridos nessas novas áreas que o Senac no Maranhão passará a oferecer como games, robótica, automação residencial, internet das coisas, dispositivos móveis e outros. Pensamos então em uma ação de um dia para dar uma prévia aos interessados do que eles podem esperar desses novos cursos e para fomentar o conhecimento nessas áreas”, explicou o gerente da Unidade de Tecnologia e Informática, Mauro Diniz.
As inscrições para os novos cursos já estão abertas. Para quem tiver interesse em saber mais detalhes como valor, carga horária e datas, basta clicar aqui. Ou então ligar no 3198-1523 para mais informações.