Na última sexta-feira, 28, o Posto Avançado de Educação Profissional de Timon promoveu um encontro entre os instrutores da unidade, que discutiu estratégias para combater a evasão escolar e socializou as boas práticas pedagógicas. O encontrou aconteceu das 14h as 18h nas instalações do posto.
De acordo com Cristina Camelo, coordenadora do Posto de Timon, discutir sobre as causas que levam à evasão pode trazer melhorias para este quadro que vem crescendo gradativamente no Brasil. “O momento serve para conscientizar ainda mais os instrutores sobre a necessidade de um bom planejamento didático para a realização do curso e também como forma de dividir a responsabilidade sobre cada perda de alunos nos cursos”, destacou. “Tal situação deve ser atacada por todos os agentes responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem como forma de minimizar as causas mais recorrentes da evasão escolar”, finalizou.
Ao final do encontro, os 22 instrutores reconheceram que as principais causam que levam os alunos a evadirem-se dos cursos são desmotivação por estarem muito tempo sem estudar, falta de recursos financeiros, distância entre casa e escola, nível de escolaridade baixo, fatores sociais, insegurança em alguns bairros, timidez, turmas heterogêneas e a conciliação entre trabalho, família e estudo.
